Modalidades

Modalidades

Atletismo

1ª aparição nos Jogos:

1951

Nenhum outro esporte é mais identificado com o espírito olímpico do que o atletismo. A primeira prova disputada nos Jogos Olímpicos da Antigüidade foi uma corrida de cerca de 192m. Por isso, a maioria das tentativas de reviver os Jogos Olímpicos no século XIX consistia em nada além de competições de atletismo. Disputas para ver quem é o mais rápido, quem salta mais longe ou mais alto ou quem arremessa a uma distância maior têm registros desde o ano 776 a.C.

E, nos Jogos Modernos, desdobraram-se em provas de pista (de velocidade, meia e longa distância, revezamento, com barreiras e obstáculos), de salto (em distância, em altura, triplo e com vara), de arremesso (de peso, de disco, de dardo e de martelo), de rua (maratonas e marchas) e combinados (heptatlo e decatlo).

Locais:

Estádio João Havelange (campo e pista) e Parque do Flamengo (maratona e marcha atlética)

Destaques

Desde a primeira participação nos Jogos Pan-Americanos, em 1955, os Estados Unidos dominam as principais conquistas do atletismo. A supremacia é garantida mesmo com o freqüente pouco caso de atletas norte-americanos de ponta ao Pan.

Como forças secundárias, aparecem Canadá, Cuba e Jamaica, além de outros países caribenhos, como Trinidad e Tobago, que esporadicamente contam com talentos do esporte.

O Brasil, que já conquistou 37 medalhas de ouro na modalidade, está incluído neste grupo. A prioridade dos atletas ao Pan e a vantagem de competir em casa devem ajudar os brasileiros a obter uma performance melhor do que em 2003, em Santo Domingo, quando foram conquistadas cinco medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze.

Federação Internacional:

www.iaaf.org

Divulgação
Vantagem de competir em casa deve ajudar o Brasil a obter boa performance
Medalhas do Brasil
37 32 40
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29