Modalidades

Modalidades

Badminton

1ª aparição nos Jogos:

1995

É o esporte de raquete mais rápido do mundo. A evolução da técnica e dos materiais de competição tornaram a sua velocidade impressionante. As raquetes podem rebater a peteca a até 260km/h de um lado a outro da quadra, dividida por uma rede a 1,55m do chão.

Disputado preferencialmente em quadra coberta, o jogo consiste em uma melhor-de-três sets de 21 pontos para masculino, feminino e duplas. Sua origem vem de um esporte disputado com os pés e uma peteca na China do século V a.C., o Ti Jian Zi. Cinco séculos depois, um jogo chamado battledore (as antigas raquetes) e shuttlecock (as petecas) se popularizou em lugares como China, Japão, Índia e Grécia.

No século XVI, a nobreza européia adotou como passatempo o jeu de volant ("jogo da roda", em francês, em oposição ao jeu de paume, o "o jogo da palma", que originou o tênis, em que uma bolinha era rebatida com a palma da mão). Mas foi o poona, jogado na Índia no século XIX, que foi levado para a Inglaterra por oficiais do exército britânico e introduzido pelo Duque de Beaufort na sua propriedade chamada pelo nome que acabaria batizando a versão moderna do esporte: badminton.

Locais:

Pavilhão 4 do Complexo Esportivo Riocentro

Destaques

O badminton entrou nos Jogos apenas em Mar del Plata-1995 e nesse período o Canadá tem se destacado como principal força na modalidade. Em Santo Domingo-2003, por exemplo, foram duas medalhas de ouro e três de prata nas quatro categorias em disputa.

Estados Unidos, Guatemala, Jamaica e Peru ficaram com as outras medalhas do último Pan e chegam ao Rio de Janeiro como segunda força da modalidade. O Brasil ainda busca uma medalha inédita no esporte.

Federação Internacional:

www.worldbadminton.net

Divulgação
Canadá tem se destacado como principal força na modalidade
Medalhas do Brasil
0 0 0
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29