Modalidades

Modalidades

Boxe

1ª aparição nos Jogos:

1951

O boxe é uma das mais antigas formas de luta. Sete séculos antes de Cristo, o esporte já era popular e, no século XVII, já se lutava por dinheiro na Inglaterra. Nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, contudo, a modalidade é amadora. Os combates têm duração de três rounds de três minutos cada e os atletas devem vestir luvas, sapatilhas e protetores bucais, genitais e de cabeça, para preservar a integridade física.

Há duas formas de se definir o vencedor: uma é pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; a outra é o nocaute, quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir no combate. A modalidade é dividida em 12 categorias, segundo o peso dos atletas.

Locais:

Pavilhão 2 do Complexo Esportivo Riocentro

Destaques

Cuba aparece como principal força pan-americana do boxe desde Buenos Aires-1951, na primeira edição dos Jogos. A tradição cubana é desafiada por Estados Unidos, Venezuela e República Dominicana, países que sempre figuram entre os medalhistas da modalidade. Argentina, Colômbia, Porto Rico, Canadá, Equador e Colômbia também sempre beliscam uma medalha.

O Brasil não conquista um ouro desde 1963, quando São Paulo foi sede dos Jogos. Assim, o segundo Pan brasileiro é visto como oportunidade de o boxe do País voltar a figurar entre os melhores do continente. Os resultados recentes de Glaucélio Abreu, Myke Carvalho e Washington Silva servem como esperança para o fim do tabu.

Federação Internacional:

www.aiba.net

Divulgação
Brasil não conquista um ouro desde 1963, quando São Paulo foi sede
Medalhas do Brasil
6 16 18
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29