Modalidades

Modalidades

Canoagem

1ª aparição nos Jogos:

1967

Consiste na disputa em dois tipos de barcos (canoa e caiaque) e ambientes diferentes (águas calmas para a canoagem de velocidade e águas turbulentas para a canoagem slalom). No Rio-2007, será disputada somente a canoagem de velocidade.

Nas competições desta modalidade, os barcos conduzidos por uma, duas ou quatro pessoas são separados por raias e percorrem distâncias de 500m e 1.000m. Canoas são barcos abertos, guiados por competidores apoiados em um joelho com remos que têm lâmina em apenas um lado.

A evidência arqueológica mais antiga de uma canoa data de seis mil anos atrás, da civilização Suméria, que colonizou o Rio Eufrates, no Oriente Médio. Índios das Américas do Norte e do Sul e nativos da Polinésia também ficaram conhecidos por usar a embarcação. Já os caiaques - barcos fechados, guiados por competidores sentados com remos de lâminas nas duas pontas - são invenções dos esquimós e foram transformados nos caiaques modernos pelo advogado britânico John MacGregor.

Locais:

Centro de Remo da Lagoa (velocidade)

Destaques

Desde Indianápolis-1987, quando passou a fazer parte dos Jogos, a canoagem é dominada por Argentina e Canadá. A força dos argentinos é tão grande que o recordista brasileiro de medalhas pan-americanas na modalidade, Sebastian Cuattrin, nasceu no país vizinho. Dos 12 pódios obtidos pelo Brasil, ele estava presente em nove.

No Rio de Janeiro, o Brasil tentará repetir o desempenho de Santo Domingo-2003, quando conquistou o único ouro pan-americano na modalidade. Três pratas e um bronze completaram o desempenho histórico na última edição.

Federação Internacional:

www.canoeicf.com

Divulgação/WanderRoberto/COB
Sebastian Cuattrin é recordista brasileiro de medalhas pan-americanas
Medalhas do Brasil
1 5 6
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29