Modalidades

Modalidades

Ciclismo

1ª aparição nos Jogos:

1951

A bicicleta já servia como meio de transporte desde o século XVIII, mas foi em 1895, quando surgiu a União Ciclística Internacional (UCI), que o ciclismo se organizou como forma de esporte. Nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007, o esporte terá quatro modalidades para homens e mulheres: pista, estrada, mountain bike e BMX (bicicross).

Em número de provas, a maior é a modalidade pista, que reúne dez disputas diferentes, individuais e por equipes, de velocidade, contra o relógio e perseguição.

Na modalidade estrada, há duas provas, de velocidade e contra o relógio; no mountain bike, há apenas uma, a de cross-country, normalmente dentro de área de florestas, em caminhos estreitos de terra e pedra.

No BMX, versão ciclística do motocross, incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, haverá provas femininas e masculinas de corrida em pistas com saltos e obstáculos.

Locais:

Parque do Flamengo (estrada), Morro do Outeiro (mountain bike e BMX) e Velódromo da Barra (pista).

Destaques

Nos Jogos, há equilíbrio entre algumas forças. Os argentinos dominaram no início, principalmente na primeira edição da competição, realizada em Buenos Aires-1951. Em casa, eles ganharam sete das oito medalhas de ouro em disputa.

O domínio argentino durou até Winnipeg-1967, quando o país subiu três vezes ao lugar mais alto do pódio. No Pan seguinte, em Cáli-1971, pela primeira vez a Argentina não ganhou ouro - até então, era um mínimo de dois por cada edição disputada. Agora, Estados Unidos, Canadá, Venezuela e República Dominicana são as principais ameaças.

O Brasil tem 11 medalhas pan-americanas da modalidade, sendo uma de ouro, e depende de brilhos individuais para brigar pelo pódio.

Federação Internacional:

www.uci.ch

AP
Brasil tem 11 medalhas na modalidade, sendo uma de ouro
Medalhas do Brasil
1 3 7
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29