Modalidades

Modalidades

Esqui Aquático

1ª aparição nos Jogos:

1995

A inspiração no esqui na neve levou o norte-americano Ralph Samuelson a construir o primeiro par de esquis aquáticos em 1922 e ser puxado sobre a água por uma lancha motorizada. Não demorou nem 20 anos para que o esporte deixasse de ser apenas recreação para virar competição.

As três principais provas do esqui aquático são slalom, salto de rampa e truques. No slalom, o competidor tem os dois pés sobre apenas um esqui e precisa completar um percurso delimitado por bóias, tendo o comprimento da corda que o liga à lancha encurtado a cada bóia pela qual passa. Vence quem completar mais bóias com a menor corda.

Na prova de truques, também sobre um esqui, o atleta tem duas séries de 20 segundos para executar manobras que valem pontos. Já no salto sobre rampa são usados dois esquis e vence quem saltar mais longe e continuar esquiando após a queda. Todas essas provas também são realizadas na modalidade descalço (sem esquis).

Por fim, há ainda a modalidade wakeboard, nascida no começo da década de 1980, com inspiração no surfe e no skate e com pranchas que lembram as de snowboard.

Locais:

Lagoa Rodrigo de Freitas

Destaques

Disputado desde Mar del Plata-1995, o esqui aquático é dominado por canadenses e norte-americanos. Os dois países conquistaram quatro ouros cada neste período, sendo que os Estados Unidos lideram o número de pódios. Argentina, México e Colômbia aparecem como força secundária.

No Brasil, o esporte ainda dá os primeiros passos e uma medalha em Pan é uma realidade distante. Nicolas Fadauer, terceiro colocado nos Jogos Sul-Americanos, é a principal esperança.

Federação Internacional:

www.iwsf.com

Divulgação
No Brasil, uma medalha em Pan é uma realidade distante
Medalhas do Brasil
0 0 0
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29