Futebol1951
O mais popular de todos os esportes do planeta chegou a ser proibido na Inglaterra (país que lhe daria mais tarde o seu formato moderno, com a fundação da Associação Inglesa, em 1863) nos séculos XIV e XV, tamanha era a algazarra que a disputa de suas partidas causava nas cidades britânicas.
No entanto, dividir um grupo de pessoas em duas equipes que teriam de conduzir com os pés uma bola com um objetivo definido - o gol, do inglês goal (meta) - já consistia em um jogo similar ao futebol na Antigüidade Grega, no Império Romano e na China milenar.
No formato atual, a competição olímpica masculina é restrita a jogadores de até 23 anos, com exceção de três acima desta idade limite para cada time. No Rio, as seleções levarão atletas Sub-20, mas poderão chamar até três com idade abaixo de 23 anos.
Maracanã, João Havelange, Miécimo e CFZ
Disputado por seleções jovens, o torneio de futebol dos Jogos segue a lógica sul-americana, com Brasil e Argentina duelando pela supremacia. Até agora, os argentinos levam vantagem, com seis ouros, incluindo o ouro de Santo Domingo-2003 conquistado na final contra os brasileiros. O Brasil tem quatro conquistas, uma a mais do que o México.
www.fifa.com
| dom | seg | ter | qua | qui | sex | sab |
| 13 | 14 | |||||
| 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |
| 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |
| 29 |