Modalidades

Modalidades

Hipismo

1ª aparição nos Jogos:

1951

O hipismo é a única modalidade dos Jogos Pan-Americanos em que atleta e animal formam um conjunto. E a importância de cada um é de tal forma dividida que o hipismo também é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem uns contra os outros.

A história da modalidade se confunde com a história da própria civilização, quando o homem começou a usar o cavalo como meio de locomoção e passou a adestrá-lo. Mas foi só em 1921 que foi criada a Federação Eqüestre Internacional. A esta altura, o hipismo já era largamente praticado em suas três categorias.

Saltos é a categoria mais conhecida e, dependendo da competição, ganha quem percorrer um trajeto determinado no menor tempo possível, derrubar o menor número possível de obstáculos ou somar o maior número de pontos.

No adestramento, o vencedor é determinado por uma avaliação de juízes, que julgam as performances nos movimentos obrigatórios e na coreografia livre.

Por fim, o concurso completo de eqüitação (CCE) é uma categoria cuja disputa dura três dias, envolvendo adestramento, prova de fundo (subdividida em quatro etapas) e saltos.

Locais:

Centro Hípico Deodoro

Destaques

Nos torneios de hipismo dos Jogos, três países entram na pista sempre como favoritos: Brasil, México e Estados Unidos. Em Santo Domingo-2003, por exemplo, o pódio na competição equipes teve a presença das três nações, com os norte-americanos ficando com o ouro e os mexicanos com o bronze.

O Brasil tem em sua galeria cinco ouros nos saltos. Na década de 90, o domínio brasileiro garantiu três medalhas de ouro por equipes nos Pan-Americanos de Havana-1991, Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999.

No adestramento, o Canadá se destaca, mas Estados Unidos e México estão sempre entre os primeiros. Em Santo Domingo-2003, o Brasil ficou com um bronze, mesmo desempenho do Pan da Cidade do México-1975.

Federação Internacional:

www.horsesport.org

CBH/Emerson Emerim
Brasil tem em sua galeria cinco ouros nos saltos
Medalhas do Brasil
5 3 6
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29