Modalidades

Modalidades

Levantamento de Peso

1ª aparição nos Jogos:

1951

A prática esportiva do levantamento de peso começou no fim do século XIX, mais especificamente na década de 1890, quando surgiram federações do esporte na França e na Rússia. A modalidade cresceu ao longo dos anos a ponto de incluir a participação de mulheres no fim do século XX.

Ao todo, são 15 categorias, baseadas no peso dos atletas. A disputa é dividida em três provas. No arranque, o atleta tem que colocar o peso em cima da cabeça num único movimento. No arremesso, o atleta faz dois movimentos: primeiro, suspendendo o peso na altura dos ombros para, em seguida, erguê-lo sobre a cabeça. A soma dos desempenhos nessas duas provas resulta no aproveitamento total, a terceira prova.

Cada atleta tem três oportunidades para levantar os halteres. E o objetivo do levantamento de peso é bastante simples: quem levantar mais peso ganha. Em caso de empate, a decisão vai para a balança: quem pesar menos vence. Se a igualdade persistir, ganha quem tiver levantado primeiro o peso vencedor.

Locais:

Pavilhão 2 do Complexo Esportivo Riocentro

Destaques

País com pouco destaque em outros esportes, a Colômbia é o atual destaque do levantamento de peso nos Jogos. Em Santo Domingo-2003 foram sete ouros para os colombianos, que chegam ao Rio de Janeiro preparados para mais uma em enxurrada de medalhas.

Venezuela, Equador e Estados Unidos são os países que atualmente mais colocam em risco o reinado da Colômbia. O Brasil tem resultados discretos na modalidade e ainda busca reconhecimento internacional.

Federação Internacional:

www.iwf.net

Reuters
Colômbia é o atual destaque do levantamento de peso
Medalhas do Brasil
2 4 11
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29