Modalidades

Modalidades

Lutas

1ª aparição nos Jogos:

1951

As lutas olímpicas são consideradas algumas das modalidades mais antigas de que se tem notícia. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana. As lutas estão divididas em duas modalidades, divididas em sete categorias cada.

A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda, o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.

Os combates são disputados em dois rounds de três minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.

Locais:

Pavilhão 4 do Complexo Esportivo Riocentro

Destaques

Os Estados Unidos ostentam o maior número de medalhas pan-americanas de luta olímpica. No entanto, Cuba se destacou em Santo Domingo-2003, quando as sete medalhas de ouro do estilo greco-romano foram para a ilha caribenha.

O Brasil ainda corre atrás do primeiro ouro na modalidade. Até hoje, apenas três bronzes estão na galeria brasileira: Anthenor Silva (Buenos Aires-1951), Roberto Leitão (Indianápolis-1987) e Antonio Jaoude (Santo Domingo-2003).

Federação Internacional:

www.fila-wrestling.org

AP
Estados Unidos ostentam o maior número de medalhas pan-americanas
Medalhas do Brasil
0 3 0
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29