Modalidades

Modalidades

Patinação

1ª aparição nos Jogos:

1979

Patinação Artística : Gravuras européias do século XVIII mostram pessoas se locomovendo com rodas de 25cm de diâmetro, como se fossem miniaturas de rodas de bicicleta, acopladas a cada pé, no que seriam os primeiros patins. A partir de então, evoluíram até a versão com quatro rodas em cada pé (duas na frente e duas atrás) e um mecanismo de freio, patenteada por James Leonard Plinpton em Nova York, na década de 1870.

Mas a patinação artística sobre rodas é uma derivação da patinação sobre o gelo. A patinação sobre o gelo começou a ser praticada pelos europeus na Idade Média; primeiro, como meio de transporte para atravessar lagos congelados e, mais tarde, como forma de recreação. Na patinação artística, homens e mulheres, individualmente ou em duplas mistas, executam, em uma pista, figuras caracterizadas por graça e leveza, que recebem notas de juízes.

Patinação de Velocidade : Assim como a patinação artística, a patinação de velocidade (ou corridas de patins) se utiliza da invenção dos patins de quatro rodas patenteada por James Leonard Plimpton em Nova York, na década de 1870, e também tem sua origem na patinação em velocidade sobre o gelo. Os modernos patins in-line, com quatros rodas como os de Plimpton, mas alinhadas ao longo da planta do pé, assemelham-se aos patins sobre lâminas de ferro para o gelo.

Praticada por homens e mulheres, individualmente e por equipes (revezamento), a patinação de velocidade pode ser disputada em pistas ou circuitos de rua. As distâncias variam entre 200m e 50.000m, incluindo a maratona (42km) nas competições de rua. As provas também podem ser contra o relógio.


Locais:

Complexo Esportivo Miécimo da Silva (artística) e Velódromo (velocidade)

Destaques

Velocidade : A hegemonia nas provas de patinação em velocidade dos Jogos é dos Estados Unidos, que, em Santo Domingo-2003, só não ficou com o ouro na disputa curta feminina. Nos últimos anos, a Argentina desponta como principal concorrente dos Estados Unidos.

Artística : A patinação artística é disputada desde San Juan-1979 em Jogos e os Estados Unidos são presenças freqüentes nas finais da modalidade. Em Santo Domingo-2003, o país ficou com uma das duas medalhas de ouro em jogo, enquanto que em Winnipeg-1999 foram três conquistas.

Com Marcel Strumer, o Brasil conseguiu uma medalha histórica em 2003. Ele ficou com o ouro no programa longo masculino e espera repetir o desempenho no Rio de Janeiro.

Federação Internacional:

www.rollersports.org

AFP
EUA são presenças freqüentes nas finais da modalidade artística
Medalhas do Brasil
1 0 4
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29