Modalidades

Modalidades

Remo

1ª aparição nos Jogos:

1951

Barcos a remo são usados como meio de transporte desde a Antigüidade Grega, o Império Romano e o Egito Antigo. Como esporte, sua origem mais provável é a Inglaterra vitoriana dos séculos XVII e XVIII. No entanto a popularização só aconteceu no século XIX.

Nesse período, foi exportado da Europa para a América, onde a tradição das regatas entre as universidades britânicas de Oxford e Cambridge também foi adotada, por Yale e Harvard. Competições de remo são mais antigas do que a maioria das de outros esportes olímpicos da Era Moderna. E o conceito se mantém o mesmo até os dias de hoje.

Barcos em que cada remador conta com dois remos (um em cada mão), divididos por raias, competem lado a lado em águas calmas para ver quem é o mais rápido. Atualmente, a distância oficial desse percurso em linha reta para Jogos Olímpicos e Pan-Americanos é de 2.000m.

As embarcações - com ou sem timoneiro, ou skiff - podem ter um, dois, quatro ou oito componentes. O timoneiro, integrante que não rema e é responsável por orientar e incentivar os remadores, não entra na conta dos componentes. Tanto para homens quanto para mulheres, há também as disputas na categoria peso leve.

Locais:

Centro de Remo da Lagoa

Destaques

Assim como na canoagem, a Argentina é a principal força do remo em Jogos. A popularidade do esporte no país explica o sucesso, mas nos últimos anos Cuba aparece como adversária.

Em Santo Domingo-2003, por exemplo, quatro das seis provas masculinas tiveram o ouro no peito de cubanos. Os Estados Unidos e o Canadá aparecem como coadjuvantes que incomodam.

O Brasil tem tradição no esporte, mas desde Mar del Plata-1995 não tem um campeão pan-americano. Ao todo, já foram conquistados nove ouros, 16 pratas e 12 bronzes por brasileiros no remo.

Federação Internacional:

www.worldrowing.com

Divulgação/JoséDario/CBR
Brasil não tem um campeão desde Mar del Plata-1995
Medalhas do Brasil
9 16 12
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29