Modalidades

Modalidades

Softbol

1ª aparição nos Jogos:

1979

O softbol, em poucas palavras, é uma versão soft, leve, do beisebol. A origem do esporte remete a 1887, nos Estados Unidos, quando George Hancock inventou uma forma de se praticar o beisebol em ginásios cobertos. Logo em seguida, a modalidade saiu ao sol e, na década de 1920, ganhou seu nome atual.

Mais difundido entre as mulheres, que são as únicas a participar da disputa nos Jogos Pan-Americanos, o softbol tem as mesmas regras básicas do beisebol. As principais diferenças estão nas dimensões da bola (maior) e do campo (menor), e no tempo de jogo (que cai de nove para sete entradas ou innings). Além disso, o arremesso no softbol tem de ser feito de baixo para cima. Mas, assim como no beisebol, o objetivo é marcar o maior número possível de pontos para vencer o jogo.

Locais:

Complexo Esportivo Cidade do Rock

Destaques

Disputado apenas por mulheres em Pan-Americanos, o esporte é dominado pelos Estados Unidos. Atuais tricampeãs olímpicas, as norte-americanas só não foram campeãs no continente em Caracas-1983, onde o Canadá ficou com o título.

Na América do Sul, só as canadenses são páreo para os Estados Unidos. O Brasil sequer obteve a classificação para Santo Domingo-2003 e no Rio de Janeiro espera acumular experiência.

Federação Internacional:

www.internationalsoftball.com

AFP
Disputado apenas por mulheres, esporte é dominado pelos EUA
Medalhas do Brasil
0 0 0
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29