Modalidades

Modalidades

Squash

1ª aparição nos Jogos:

1995

Dois jogadores se enfrentam em uma quadra de 9,75m por 6,4m e usam raquetes para atirar uma bola alternadamente contra uma parede frontal com 4,75m de altura e uma linha a 480mm das bordas do seu entorno delimitando a área que a bola deve atingir. O squash foi inventado na Escola Harrow, na Inglaterra, na década de 1830, e se tornou popular como um esporte que combina diversão, condicionamento físico e competição.

Os jogadores podem atirar a bola diretamente contra a parede frontal ou usar as demais paredes antes de acertar a área em frente, para dificultar a rebatida do adversário. O objetivo é evitar que o oponente rebata a bola antes que ela quique duas vezes no chão. Uma partida é disputada em melhor de cinco games de nove pontos cada. Um jogador só pontua quando saca. Ao vencer uma disputa de ponto em que não sacou, ganha o direito de sacar e a possibilidade de pontuar.

Locais:

Complexo Esportivo Miécimo da Silva

Destaques

O squash é uma modalidade recente nos Jogos, mas as três edições provaram que o Canadá é o país a ser batido. Foram dez medalhas de ouro em 12 possíveis, incluindo o tricampeonato individual masculino e por equipes.

Além do Canadá, apenas os Estados Unidos conquistaram ouro em Jogos. No segundo escalão aparecem México, Argentina e Brasil. Os brasileiros somam duas pratas e sete bronzes e evoluíram nas duas últimas edições do Pan, quando terminaram na segunda colocação por equipes.

Federação Internacional:

www.worldsquash.org

AFP
Canadá é o país a ser batido na modalidade
Medalhas do Brasil
0 2 7
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29