Modalidades

Modalidades

Taekwondo

1ª aparição nos Jogos:

1987

Embora tenha raízes milenares, o taekwondo, forma de arte marcial tradicional na Coréia, só ganhou sua forma moderna em 1955. Foi quando um grupo de mestres coreanos conseguiu unificar as diversas escolas sob a forma do que hoje é conhecido como taekwondo.

A modalidade é dividida em quatro categorias, segundo o peso dos atletas. Nos combates, os atletas - que usam protetores para a cabeça, tórax e abdômen - somam pontos ao acertarem chutes ou socos. Os golpes com os pés podem ser desferidos em qualquer ponto do corpo acima da cintura. Já os socos só podem atingir o peito do adversário. As lutas são de três rounds de três minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente; somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.

Locais:

Pavilhão 4 do Complexo Esportivo Riocentro

Destaques

A disputa do torneio nos Jogos é marcado pelo equilíbrio. Estados Unidos, México, Cuba e Venezuela são presenças freqüentes no pódio, mas nenhum dos países possui resultados constantes para serem considerados a maior força. Em Santo Domingo-2003, por exemplo, mexicanos e norte-americanos tiveram a melhor e levaram dois ouros cada.

O Brasil só levou dois bronzes em 2003, mas na galeria aparece com dois primeiros lugares, obtidos em Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999. Natália Falavigna é a atual campeã mundial da categoria até 72kg e é favorita a conquistar o terceiro ouro da modalidade no Rio.

Federação Internacional:

www.wtf.org

EFE
Disputa do torneio nos Jogos Pan-Americanos é marcada pelo equilíbrio
Medalhas do Brasil
2 1 4
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29