Modalidades

Modalidades

Tênis

1ª aparição nos Jogos:

1951

As raquetes, que têm grande influência nas características do tênis na atualidade, nem sequer eram usadas no jogo que originou o esporte como é hoje. Registros esparsos de esportes semelhantes foram encontrados na Antigüidade, porém o mais antigo parente reconhecido na árvore genealógica do tênis é o jeu de paume ("jogo da palma", em francês). Era disputado na França do século XI em quadras fechadas, usando as paredes como parte do jogo e a palma da mão para rebater a bola.

Três séculos depois, os primeiros esboços de raquete começaram a aparecer e a divisão da quadra por uma corda já era utilizada. No século XIX, o tênis tomou sua forma básica atual. Um ou dois competidores ficam de cada lado de uma quadra aberta ou coberta, usando raquetes para jogar uma pequena bola para o outro lado da rede. Cada um tem o direito a deixá-la quicar no solo uma vez, tentando evitar que o oponente consiga rebatê-la. O sistema de contagem em melhor de três ou cinco sets (vencendo um set aquele que ganhar seis games primeiro) e os diferentes tipos de piso (grama, saibro, cimento, sintético, carpete) foram evoluções que aconteceram com o passar dos anos.

Locais:

Marapendi Country Club

Destaques

Por ser menosprezado pelos principais tenistas do mundo, os torneios da modalidade nos Jogos é uma incógnita até a definição das chaves. Os países melhores colocados do ranking da Federação Internacional de Tênis têm direito a levar quatro tenistas no masculino e quatro no feminino, mas geralmente encontram dificuldades para levar os melhores atletas em razão da simultaneidade com o circuito ATP.

No momento, Estados Unidos e Argentina possuem os tenistas mais bem classificados e, mesmo quando levam tenistas de segundo escalão, estão entre os favoritos. Os demais países dependem de estrelas solitárias que nem sempre têm o Pan como objetivo.

Aproveitando o descaso de algumas nações, o Brasil ostenta um ótimo desempenho na modalidade. Ao todo, são 13 ouros, cinco pratas e 11 bronzes. Em Santo Domingo-2003, o brasileiro Fernando Meligeni e o chileno Marcelo Rios, ambos em final de carreira, fizeram uma das decisões de melhor qualidade nos últimos tempos e a vitória foi verde-amarela.

Federação Internacional:

www.itftennis.com

Divulgação
No momento, EUA e Argentina possuem os melhores tenistas no ranking
Medalhas do Brasil
13 5 11
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29