Modalidades

Modalidades

Tênis de Mesa

1ª aparição nos Jogos:

1983

De alternativa caseira ao tênis de quadra, usando tampas de caixa de cigarro como raquetes e rolhas amassadas de garrafas de champagne como bolas, passou a um dos esportes mais praticados do mundo, com cerca de 40 milhões de competidores. A história de mais de um século do tênis de mesa é a trajetória de um passatempo, o popular ping-pong, surgido na Inglaterra no fim do século XIX, que se transformou em uma modalidade altamente competitiva.

As regras do esporte, um ou dois atletas de cada lado de uma mesa dividida por uma rede, disputando sets de 11 pontos e rebatendo bolas leves com pequenas raquetes, foram formatadas em 1992. O responsável foi o estudante Ivor Montagu, da universidade britânica de Cambridge.

 

Locais:

Pavilhão 4 do Complexo Esportivo Riocentro

Destaques

Ao longo da história dos Jogos, o Brasil se firmou como principal nação no continente, mas nos últimos anos Estados Unidos e Argentina evoluíram e equilibraram a distribuição de medalhas.

Mesmo assim, graças a nomes como Hugo Hoyama e Cláudio Kano, os brasileiros somam o maior número de premiações desde a primeira participação da modalidade no Pan, em San Juan-1979: são nove ouros, cinco pratas e oito bronzes.

Em Santo Domingo-2003, os norte-americanos tiveram o melhor desempenho com dois ouros. Assim, chegam ao Rio de Janeiro como principais adversários dos brasileiros.

Federação Internacional:

www.ittf.com

Divulgação/Wander Roberto
Brasileiros somam o maior número de premiações
Medalhas do Brasil
9 5 8
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29