Modalidades

Modalidades

Tiro Esportivo

1ª aparição nos Jogos:

1951

O uso de armas de fogo em práticas esportivas começou no século XIX. Os primeiros registros dão conta de competições na Suécia e, rapidamente, o resto da Europa e do mundo aderiu à modalidade. O tiro atualmente tem quatro categorias: pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel. Ao todo, são 17 provas.

Nas categorias pistola, alvo móvel e carabina, os atiradores têm por objetivo acertar um alvo que está dividido em círculos concêntricos, cada uma valendo uma pontuação diferente. Quem somar mais pontos vence. Em caso de empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate e assim se segue até que se encontre um vencedor. Nas finais, os casos de empate são decididos com séries extras de tiros.

No tiro ao prato (skeet e fossa), o atleta tem de acertar o alvo de modo a quebrar-lhe um pedaço visível. Cada prato acertado vale um ponto. Quem somar mais pontos ganha. Os casos de empate são decididos em séries extras de tiros.

Locais:

Centro de Tiro Esportivo Deodoro

Destaques

As competições de tiro esportivo nos Jogos são dominadas por norte-americanos e canadenses, mas se depender do desempenho em Santo Domingo-2003, os Estados Unidos devem ser os bicho-papão no Rio de Janeiro. A fraca participação canadense rendeu apenas um bronze, enquanto os norte-americanos levaram cinco ouros, quatro pratas e cinco bronzes.

Os cubanos demonstraram evolução em 2003 com a conquista de três ouros e aparecem como ameaça ao reinado dos Estados Unidos. No segundo escalão, argentinos, venezuelanos e colombianos surgem como ameaças.

O Brasil já conquistou 34 medalhas na modalidade, mas apenas duas de ouro, ambas na década de 70 - Athos Pisoni (Cidade do México-1975) e Bertino Alves de Souza (Cáli-1971). Em Santo Domingo, o país obteve uma prata e dois bronzes.

Federação Internacional:

www.issf-shooting.org

Divulgação
Brasil já conquistou 34 medalhas na modalidade
Medalhas do Brasil
2 11 21
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29