Modalidades

Modalidades

Vôlei

1ª aparição nos Jogos:

1955

Assim como o basquete, o vôlei é um esporte que tem sua origem bem determinada. Foi em 1895 que o professor Wlliam G. Forman criou a modalidade, então conhecida como "minonette", com regras um pouco diferentes das atuais.

O vôlei é disputado por duas equipes de seis atletas, separadas por uma rede por cima da qual a bola deve passar na disputa dos pontos. Cada jogo é uma melhor-de-cinco sets. Os quatro primeiros vão a 25 pontos (a menos que haja empate em 24, quando a disputa é prorrogada até que um time abra vantagem de dois pontos) e o último vai a 15 (valendo a mesmo regra em caso de empate em 14 pontos).

Para conseguir um ponto, uma equipe tem de fazer com que a bola caia no campo adversário, dispondo de um máximo de três toques, além do contato do bloqueio, para consegui-lo. Atualmente, os atletas podem usar quaisquer partes do corpo para tocar na bola, mas não podem agarrar ou conduzir a bola. Um jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola, exceção feita apenas para a ação do bloqueio.

Locais:

Ginásio do Maracanãzinho

Destaques

No masculino, cubanos e norte-americanos rivalizam pelo melhor desempenho na história dos Jogos Pan-Americanos. Até o momento, quem tem vantagem são os caribenhos, que somam cinco ouros, três pratas e dois bronzes. Os Estados Unidos têm dois terceiros lugares a menos.

Porém, o Brasil disputa o torneio do Rio de Janeiro como principal favorito, pois é o atual bicampeão mundial e campeão olímpico. Em Santo Domingo-2003, a Venezuela surpreendeu e levou o ouro para casa.

Entre as mulheres, o Brasil também evoluiu nas últimas edições e já soma três ouros. Porém, Cuba ainda lidera com folga a supremacia, com sete conquistas.

Federação Internacional:

www.fivb.ch

Reuters
Entre mulheres, Brasil já soma três ouros no histórico
Medalhas do Brasil
6 6 6
Calendário
Julho de 2007
dom seg ter qua qui sex sab
          13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29