Pan-Americano 2007

Pan-Americano 2007

Sábado, 14 de julho de 2007, 17h43 

Brasil ganha 1ª medalha na esgrima em 32 anos no Pan


Nelson Perez/COB/Divulgação

João Souza conquista bronze, o 1º da esgrima depois de 32 anos
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Faça sua pesquisa na Internet:

O brasileiro João Antônio Souza perdeu neste sábado a luta semifinal contra o norte-americano Andras Horaniy e ficou com a medalha de bronze na esgrima, categoria florete. Essa é a primeira medalha do Brasil no esporte em 32 anos de disputa dos Jogos Pan-Americanos.

» Veja mais fotos
» Mande mensagem para o esgrimista João Antônio Souza
» Medalhista trancou faculdade e parou de trabalhar por Pan

Horaniy foi o campeão da competição. No Pan, automaticamente os semifinalistas da esgrima são premiados com medalhas de bronze, por não haver disputa de terceiro lugar.

O mesmo atleta norte-americano havia derrotado em fase anterior o brasileiro Heitor Shimbo.

Nas quartas-de-final, o brasileiro havia derrotado o canadense Marek Wojcik por 15 a 8. No entanto, na semifinal, o brasileiro não resistiu e perdeu para o norte-americano.

"Fiquei muito feliz com a medalha. Na primeira fase não joguei meu máximo, estava travado, e não rendi bem. Mas acabei me recuperando". Em quatro disputas na primeira fase ele perdeu três jogos e venceu um.

Souza não tem patrocínio e joga com financiamento pessoal e do Clube Náutico União, de Porto Alegre. Trancou a faculdade direito e largou o estágio no escritório de advocacia de ir para a Europa treinar.

"Esgrima não costuma lotar estádios, o que é uma pena. Mas o carinho da torcida foi importante. Espero que essa medalha dê mais visibilidade ao esporte e aumente o número de praticantes."

Segundo ele, a esgrima é um esporte mais fácil de se entender do que parece. "A esgrima não é tão difícil assim. Quem não conhece pode ficar perdido no início, mas em 10min está entendendo tudo. O árbitro faz gestos e há luzes de identificação".

  • Envie esta notícia por e-mail
  • Imprima esta notícia