Pan-Americano 2007

Pan-Americano 2007

Domingo, 15 de julho de 2007, 16h16 

Diogo Silva ficou no "quase" em Atenas-2004


Marcelo Pereira/Terra

Diogo abraça técnico após garantir primeiro ouro do Brasil
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Faça sua pesquisa na Internet:

O brasileiro Diogo Silva, que faturou a medalha de ouro, neste domingo, na categoria até 68kg no taekwondo, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, ficou conhecido por conquistar o quarto lugar na Olimpíada de Atenas-2004, e por protestar, nos mesmos Jogos, pela falta de apoio ao taekwondo no País.

» Confira fotos da festa
» Veja trajetória de Diogo
» Diogo Silva conquista primeiro ouro do Brasil no Pan
» Mande uma mensagem para o Diogo Silva

Ele entrou na luta com uma luva preta dos Black Panthers (Panteras Negras, movimento de militantes negros norte-americanos no final da década de 60), como sinal de protesto e indignação, que o juiz o fez tirar.

Na Olimpíada do México, em 1968, os norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200m, após o hino de seu país, com as mãos cobertas pelas luvas negras, ergueram os punhos, em uma saudação simbólica do grupo "Panteras Negras".

No Pan de Santo Domingo, em 2003, o lutador Diogo Silva foi o primeiro atleta da Seleção de taekwondo a conquistar uma medalha para o Brasil. Na categoria até 68 kg, conseguiu o bronze. Antes havia conseguido outro bronze, no Mundial Júnior, em 1998. Em 2001, ficou em nono lugar no Mundial Adulto.

  • Envie esta notícia por e-mail
  • Imprima esta notícia