Pan-Americano 2007

Pan-Americano 2007

Domingo, 29 de julho de 2007, 17h16  Atualizada às 17h38

Janeth se despede com prata e Brasil é tri no masculino

Marcelo Pereira/Terra

Janeth chora no pódio ao receber a medalha e se despedir do basquete
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Faça sua pesquisa na Internet:

Allen Chahad
Carol Gregnanin
Celso Paiva
Liana Pithan
Direto do Rio de Janeiro

Janeth já tinha anunciado que deixaria as quadras depois de liderar a Seleção feminina de basquete no Pan-Americano do Rio. Não foi com chave de ouro, mas a camisa 9 encerrou uma carreira vitoriosa com a medalha de prata. Já no masculino, o Brasil levou o ouro pela terceira vez consecutiva.

» Veja a prata feminina
» Veja o ouro masculino
» Comente a participação
brasileira no Pan

Na primeira fase, as brasileiras passaram pela Jamaica, pelo México e decidiram o primeiro lugar no grupo contra o Canadá. A semifinal contra Cuba foi disputada, mas o Brasil levou a melhor por 79 a 60 e se classificou para a final contra as norte-americanas.

O último jogo de Janeth parecia que teria o final mais feliz de todos, mas no último quarto as brasileiras não agüentaram a pressão e deixaram escapar o ouro. Os EUA venceram por 79 a 66 e deixaram o Brasil com a prata. Cuba ficou com o bronze.

Já na competição masculina, os norte-americanos não mostraram força alguma. Com derrotas para o Uruguai e Panamá, a equipe sem estrelas da NBA não passou da primeira fase e terminou na quinta posição. Melhor para o Brasil, que chegou ao tricampeonato pan-americano sem perder uma única partida.

Na primeira fase, o Brasil venceu Ilhas Virgens por 86 a 81, bateu o Canadá por 98 a 63, além de passar por Porto Rico, por 97 a 94. Na semifinal, a Seleção superou o Uruguai por 85 a 73 e se credenciou para a decisão, novamente contra Porto Rico.

A final contra os porto-riquenhos, no último dia de competições, não foi tão disputada quanto o primeiro jogo entre as duas seleções e terminou com vitória brasileira por 86 a 65. A festa dos jogadores teve até "peixinho" na quadra e "dança do siri".

A equipe brasileira também foi campeã nos Pan-Americanos de Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.

  • Envie esta notícia por e-mail
  • Imprima esta notícia