» PF prepara inquérito para apurar verbas do Pan
» Odepa isenta de culpa brasileiro pego no antidoping
» Após "correr muito", boxeador inicia vida em São Caetano
» Brasileiros do Parapan têm patrocínios públicos e privados
O presidente do México, Felipe Calderón, destacou hoje a dedicação mostrada pelos atletas do país durante os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
"Nossos atletas mostraram do que são capazes durante os Jogos do Rio", afirmou Calderón, destacando especialmente a participação de José Everardo Cristóbal Quirino, que levou dois ouros e duas pratas nas provas de canoagem.
O presidente também exaltou a participação feminina e lembrou que 60% dos medalhistas eram mulheres.
"Durante muitos anos, a mulher sofreu marginalização no esporte, na cultura, na escola e em todas as partes. No entanto, estas mesmas mulheres, que representavam 45% da delegação, conseguiram impulsionar nosso país com mais força no quadro de medalhas", disse Calderón.
Na competição, encerrada no último domingo, o México acabou na quinta colocação geral, com 18 medalhas de ouro, 24 de prata e 31 de bronze.