PUBLICIDADE
Logo do Paraná

Paraná

Favoritar Time

Ídolo, Ricardinho volta ao Paraná no pior momento do clube

18 jan 2012 - 14h06
Compartilhar
Elaine Felchacka
Direto de Curitiba

O ex-meia Ricardinho, campeão mundial com a Seleção em 2002, foi confirmado como treinador do Paraná e tem o apoio da torcida que sempre o idolatrou. O meia é uma das maiores revelações do clube. O agora ex-atleta começou ainda criança no futsal do Pinheiros, clube que na fusão com o Colorado deu ¿vida¿ ao Paraná.

» Confira o vai e vem do Mercado da Bola para 2012

Mas o caminho será tortuoso para o ex-jogador que terá no Paraná sua primeira experiência como treinador. Ricardinho tem ainda o desafio de ajudar o clube a enfrentar o pior ano da sua história.

Sem recursos, a diretoria ainda está montando a estratégia para disputar Campeonato Paranaense e Campeonato Brasileiro simultaneamente, ambos na segunda divisão. O Estadual começa em abril e mais da metade de sua disputa vai coincidir com o Brasileiro que tem início em maio.

Depois de 15 anos, Ricardinho volta ao Paraná, mas vai encarar uma situação muito diferente de quando foi o grande ídolo na década de 1990. Porém, nunca se afastou do clube por completo, sempre acompanhou, dando pitacos nas administrações, afinal ele é sócio do clube.

A história no clube não foi das mais longas, mas foi marcante. Foi promovido ao time principal do Paraná em 1995 e ajudou o clube a conquistar o pentacampeonato Paranaense sendo campeão já no primeiro ano como profissional, além dos títulos de 1996 e 1997. Neste mesmo ano, Ricardinho foi negociado com o Bordeaux e se despediu do clube tricolor.

O meia fez parte do último grande time vencedor do Paraná, que encantava e foi destaque no país. Depois daquela conquista, o Paraná só voltou a ser campeão do estado em 2006, nove anos mais tarde.

Após o Estadual de 2006, o Paraná ainda teve algumas glórias, no mesmo ano foi o 5º colocado no Brasileiro e em 2007 chegou às oitavas de final da Copa Libertadores. Mas a partir daí, amargou o fracasso. Ao final do ano foi rebaixado para a Série B e vai para seu quinto ano tentando voltar para a Série A.

Este será um dos maiores desafios do ídolo Ricardinho. Fazer o Paraná ressurgir na elite do futebol nacional, enquanto comanda o time também no caminho para retorno à primeira divisão do Paranaense.

Ricardinho no Paraná em 1995: ídolo volta ao clube como treinador
Ricardinho no Paraná em 1995: ídolo volta ao clube como treinador
Foto: Paraná Clube / Divulgação
Fonte: Elaine Cristina Felchaka e Cia Ltda - Especial para o Terra Elaine Cristina Felchaka e Cia Ltda - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade