PUBLICIDADE
Logo do Coritiba

Coritiba

Favoritar Time

Paranaense começa e terá repetição do polêmico "supermando"

16 jan 2010 - 08h33
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Elaine Felchacka
Direto de Curitiba

Começa neste sábado o Campeonato Paranaense. E, como em anos anteriores, a competição já inicia com problemas em andamento e que estão próximos de acontecer. São 14 clubes na disputa. Quatro serão rebaixados. A abertura marca também a estreia do Corinthians-PR em competição estadual. O genérico do alvinegro de São Paulo enfrenta o Cianorte, no Janguito Malucelli. E como era esperado, o erro do "supermando", previsto no artigo 9 do regulamento, volta à ativa. Em 2009, a vantagem dada ao clube melhor colocado na primeira fase causou polêmica, foi para os tribunais e acabou sendo permitida.

Para 2010, os clubes insistiram em tentar reverter o artigo, mas não obtiveram êxito. O Estatuto do Torcedor não permite alterações antes de dois anos de aplicação do regulamento aprovado. Sendo assim, o ¿campeão¿ do primeiro turno terá dois pontos de vantagem no octogonal final e poderá fazer todos os jogos em casa.

E os problemas também são internos dos clubes. Nesta primeira rodada, duas equipes mandantes jogam fora de casa por veto em seus estádios. O Coritiba, em razão da selvageria ocorrida no dia 6 de dezembro, quando a sua torcida invadiu o gramado insatisfeita pelo rebaixamento à Série B, ainda aguarda uma vistoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao Couto Pereira. O confronto com o Serrano, neste sábado, será no Durival Britto, empresado pelo Paraná.

O Operário, de Ponta Grossa, que retorna à elite estadual após 16 anos, não conseguiu atender às exigências da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e teve sua praça vetada. Jogará com o Cascavel, no domingo, no Janguito Malucelli.

Além dos dois vetos, quase todos os estádios foram aprovados com restrições para a disputa do Paranaense. Apenas o Janguito Malucelli está aprovado. A Arena da Baixada, pro exemplo, ainda não entregou todos os laudos. Já o Durival Britto tem algumas restrições para sanar, mas nada que impeça de receber jogos.

Também como em anos anteriores, Atlético-PR, Coritiba e Paraná iniciam como favoritos ao título. Para o clube alviverde, esta temporada é muito mais complicada.

Vindo de um rebaixamento à Série B do Brasileiro, no ano do seu centenário, o Coritiba tenta remontar o grupo. Perdeu dois homens importantes - Carlinhos e Marcelinho Paraíba. Muitos outros foram dispensados. Apenas Rafinha e Enrico chegaram.

No Atlético-PR as compras foram mais recheadas. Quatro novos nomes estão no elenco - dois colombianos (Serna e Vanegas), Bruno Mineiro e Tartá. Já o Paraná fez um verdadeiro banquete. Mais de uma dezena chegou à Vila Capanema.

Os times do interior são mais cautelosos, com folhas de pagamentos limitadas, buscam o título na garra e superação. Mas alguns nomes conhecidos são vistos pelo interior.

Luiz Carlos Winck, que jogou pelo Internacional, Vasco, Atlético-MG, Corinthians e Seleção Brasileira, é o técnico do Cianorte. No Serrano, de Prudentópolis, a sensação é Renaldo, 39 anos, que já atuou nos três clubes da capital, com destaque para o período que jogou no Atlético-MG, em 1996, e foi artilheiro do Brasileiro ao lado de Paulo Nunes.

Confira a primeira rodada completa do Paranaense:

Sábado
16h40 Corinthians-PR x Cianorte
18h30 Coritiba x Serrano

Domingo
16h40 Operário x Cascavel
16h40 Iraty x Eng. Beltrão
16h50 Nacional x Paranavaí
16h50 Toledo x Atlético-PR
18h30 Paraná x Rio Branco

Antônio Lopes estará no comando do Atlético-PR nesta temporada
Antônio Lopes estará no comando do Atlético-PR nesta temporada
Foto: Gazeta Press
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade