PUBLICIDADE
Logo do Paraná

Paraná

Favoritar Time

Paranistas exaltam "tiki taka" após goleada sobre o ABC

14 jul 2015 - 22h27
Compartilhar
Exibir comentários

Posse de bola, passes curtos e muita movimentação. Esse é o tiki taka, estilo de jogo eternizado pelo Barcelona e que chegou à seleção espanhola campeã do mundo em 2010. Agora, o estilo parece ter atravessado o Atlântico para inspirar uma equipe que precisa de boa influência para achar seu rumo na Série B do Campeonato Brasileiro. E se a goleada de 4 a 1 para acima do ABC, em pleno Frasqueirão, for uma amostra, o Paraná Clube pode ser uma grata surpresa daqui para frente.

Sob o comando do técnico Fernando Diniz, que não esconde a admiração pelo sistema de jogo, o time se soltou no segundo tempo da partida e construiu a goleada, resgatando um futebol, que a muito não se via na Vila. "Esse método de jogar, com posse de bola, resgata a pureza do jogador, a pureza do jogo. Eles sonharam jogar assim, gostam desse jeito. Mas precisa de muita colaboração para que as coisas aconteçam", avaliou o treinador.

O comandante paranista exaltou a dedicação dos atletas, que conseguiram após o intervalo colocar em prática o que foi determinado durante a semana, ainda que com um empurrãozinho no vestiário. "Não tem mágica no vestiário. Fizemos poucos treinos, mas trabalhamos muito, conversando, mostrando vídeo. A gente só colocou em prática o que eles já sabiam. O resultado do jogo é consequência daquilo que você faz ou deixa de fazer. No primeiro tempo faltou apenas acreditar que poderiam fazer o que fizeram no treino. E no segundo tempo fizeram e deu certo", disse.

Para o volante Jean, já incorporando a nova filosofia, os riscos do esquema são calculado, mas para aperfeiçoar, ainda será necessário muito trabalho pelas próximas semanas. "O professor Diniz esta tendo paciência, é uma transição. Nosso time não era acostumado a tocar a bola. Agora tem esse famoso tiki taka. O pessoal fala que a gente corre risco saindo jogando, mas o risco é dar um chutão na bola lá para frente", analisou o jogador.

Autor do último gol da partida, Lucas Pará, que entrou na segunda etapa, se beneficiou do esquema, já que foi no toque de bola que surgiu a chance de deixar sua marca. "O que ele (Diniz) mais pede é posse de bola. Conseguimos um contra-ataque, a bola sobrou para mim, e tive tranquilidade para fazer", concluiu.

Depois de conquistar sua primeira vitória fora de casa na competição, o Paraná Clube terá a semana inteira para treinar antes do próximo desafio, também como visitante, terça-feira, diante do Macaé, no Estádio Cláudio Moacyr.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade