PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Patinador russo ironiza rival que não fará salto quádruplo

17 fev 2010 - 13h01
Compartilhar

Atual campeão olímpico, Yevgeny Plushenko esnobou os repórteres em Vancouver se recusando a falar até a última terça-feira. Quando venceu o programa curto da patinação artística e resolveu conversar com a imprensa, o russo foi polêmico e ironizou seu principal rival no evento, o americano Evan Lysacek, que não realizará o salto quádruplo na grande final da próxima quinta.

Embora nenhum competidor tenha ganhado a Olimpíada sem fazer o salto quádruplo desde Lillehammer 1994, a obrigatoriedade do movimento foi posta em dúvida depois que Lysacek e o canadense Jeffrey Buttle se tornaram respectivamente campeões mundiais de 2009 e 2008 apenas com no máximo saltos triplos.

Plushenko, porém, não acredita que um homem conseguirá triunfar no Canadá sem arriscar o movimento com o maior grau de dificuldade da patinação. Repetindo as declarações que já havia dado seu treinador, Alexei Mishin, ele tentou mexer com a cabeça do americano, a quem bateu por uma diferença mínima no programa curto da modalidade (90,85 pontos a 90,30).

"Acredito que o futuro da patinação passe pelos saltos quádruplos", disse o russo, com ares de ironia. "Podemos discutir muito se isso é bom ou não, mas em 1994 já o fazíamos. Se nos focarmos em outras coisas daríamos um passo atrás no tempo".

Atual campeão do mundo e quarto colocado em Turim 2006, Lysacek caiu no mês passado ao tentar realizar o difícil movimento, durante os Campeonatos de Patinação Artística dos EUA. "Se você perguntar a um patinador se um movimento é mais importante que outro, ele não dirá que é", disse ele, buscando minimizar a pressão levantada por seu principal oponente.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/Vancouver

Patinação artística (M) - Individual - Classificatórias:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade