PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Patinadora chinesa supera domínio sul-coreano e ganha ouro

21 fev 2010 - 01h27
(atualizado às 03h32)
Compartilhar

A hegemonia da Coréia do Sul na patinação de velocidade em pista curta foi interrompida pela ousada apresentação da chinesa Zhou Yang na final dos 1.500 m, na madrugada deste domingo (horário de Brasília).

Yang esteve atrás da dupla sul-coreana Eun-Byul Lee e Seung-Hi Park durante a maior parte da corrida, mas arrancou nos metros finais e não foi mais alcançada, registrando o tempo de 2min16s993 - novo recorde olímpico. Ela também é a recordista mundial da distância (2min16s729).

Trata-se do segundo ouro para a China em pista curta de Vancouver após o de Wang Meng nos 500 m feminino. O pódio dos 1.500 m ficou com Yang no lugar mais alto, seguida de Eun-Byul Lee e Seung-Hi Park.

Seung-Hi Park, que havia quebrado o recorde olímpico nas semifinais antes de ser superada pela chinesa, tem motivos para comemorar o bronze. Isso porque ela quase foi derrubada pela americana Katherine Reutter (que já havia causado acidente na semifinal), mas conseguiu se equilibrar habilmente com a ponta dos patins.

Entenda as provas de patinação de velocidade

A patinação de velocidade é disputada em um circuito oval em provas de feminino e masculino e seis distâncias (500 m, 1.000 m, 1.500 m, 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m). As velocidades chegam até a 70 km/h.

Dois atletas participam de cada corrida, mas não competem um contra o outro. O adversário em comum é o relógio. Ambos têm sua própria pista e têm que variar movimentos para que todos façam a mesma distância. Ganha quem fizer o menor tempo.

Há ainda a prova de perseguição por equipes na patinação de velocidade em Vancouver. Similar ao ciclismo dos Jogos de Verão, equipes de três integrantes largam na mesma hora e em cada lado da pista. O tempo só é definido quando o terceiro competidor cruza a linha.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Patinação no Gelo (F) - Traçado Curto - 500m - Final:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade