11 eventos ao vivo

Pentatlo: Mundial da Rússia garante seis vagas em Londres

31 ago 2011
12h54

Eles terão que duelar com espada, nadar, saltar sobre um cavalo, atirar e correr. Uma rotina corriqueira para os 185 atletas dos 35 países que estarão no Campeonato Mundial Sênior de pentatlo moderno de 2011, que começa no próximo dia 8 de setembro, em Moscou.

Só que desta vez, algo maior está em jogo: Seis vagas (três no masculino e outras três no feminino) para as Olimpíadas de 2012, em Londres. Uma das principais competições do calendário anual da modalidade chega à Rússia como a sexta das nove seletivas da categoria para os Jogos da Inglaterra.

O Brasil vai para o torneio no país asiático com o time completo. Na nossa equipe, estarão os quatro pentatletas que também vão competir nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mês que vem, no México: Luis Magno, Priscila Oliveira, Wagner Romão e Yane Marques. Junto com eles, os jovens Felipe Nascimento e William Muinhos.

Até o dia 14, eles e os demais 179 atletas (103 no masculino e 76 no feminino) vão passar pelas cinco provas do esporte (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida) no Complexo Esportivo Olímpico Nacional. Conhecida por "Olimpiysky" a arena multiuso foi usada nas Olimpíadas de 1980 e atualmente é responsável por sediar grandes competições do calendário mundial.

Dentre os brasileiros, Yane lidera a equipe com uma ótima temporada em 2011. Com o Mundial da Rússia, este será o sexto país que a pernambucana viaja para competir neste ano. No Pan de Guadalajara, no próximo mês, já serão sete.

Tamanha agenda, intensa e com grandes resultados, foi a responsável pelo terceiro lugar no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) que ocupa desde o início de agosto. A sensação até agora é de dever cumprido.

"O objetivo de estar entre as 10 tem sido conseguido com a mesma média de pontuação nas competições que venho participando. Por isso, a cada nova lista, a gente vê bons resultados sendo incorporados ao ranking", destaca a atleta de 27 anos, sexta colocada no último Mundial.

No último Mundial, Yane Marques terminou em sexto
No último Mundial, Yane Marques terminou em sexto
Foto: CBPM / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade