Pequim
 
Brasil
 

História

Estocolmo 1912

Destaque
Getty Images
Jim Thorpe
O norte-americano Jim Thorpe vence o decatlo e o pentatlo por uma larga diferença para o segundo colocado. Na cerimônia de premiação, o rei da Suécia o classificou como "maior atleta do mundo".
Curiosidades
  • O nadador australiano Cecil Healy percebeu que dois norte-americanos estavam atrasados para uma das provas da natação. Healy pediu aos árbitros que atrasassem a prova para dar uma chance aos atrasados. Um deles era Duke Kahanamouki, então recordista da prova. O americano chegou, disputou a prova e confirmou o favoritismo ficando com o ouro. Para Healy, sobrou a prata.
Ficha
  • Período: 5 de maio a 27 de julho
  • Número de países: 28
  • Número de atletas: 2407 atletas (2359 homens e 48 mulheres)
  • Modalidades: 16
    atletismo, cabo de guerra, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, hipismo, luta, natação, pentatlo, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro, tênis e vela
Medalhas
  • Estados Unidos25191963
  • Suécia24241765
  • Reino Unido10151641
  • Finlândia98926
  • França74314

A Olimpíada de 1912, em Estocolmo, registrou a presença de países dos cinco continentes, pela primeira vez na história. Foi a primeira Olimpíada do Japão.

Foi pela primeira vez também que equipamentos eletrônicos foram utilizados para marcar os tempos das provas. No entanto, a medição feita com os aparelhos era extra-oficial, apenas um teste.

Outra estréia foi a das mulheres nas competições de natação. Contudo, o boxe não foi permitido, pois ia contra regras suecas. Por isso, após estes Jogos, o Comitê Olímpico Internacional decidiu limitar os poderes do país organizador na escolha das modalidades que fariam parte dos eventos.

O vencedor desta edição foram os Estados Unidos, seguidos da Suécia e Grã-Bretanha. O Brasil também não participou desta Olimpíada.

Houve alguns recordes nesta edição das Olimpíadas. A prova de ciclismo teve 320 km, o maior percurso da história dos Jogos. Já a luta entre o russo Martin Klein e o finlandês Alfred Asikainen, na luta greco-romana, durou 11 horas.

Considerado o destaque dos Jogos, o norte-americano Jim Thorpe teve suas medalhas cassadas pelo COI, sob a acusação de ter jogado partidas de beisebol como profissional, o que na época era proibido. Em 1982 o comitê reverteu a decisão e devolveu de forma simbólica as medalhas a Jim. O atleta havia morrido 30 anos antes, em 1952.

De acordo com o COI, o sucesso de Estocolmo-1912 permitiu que as Olimpíadas pudessem sobreviver, apesar de oito anos de intervalo em decorrência da Primeira Guerra Mundial.

Redação Terra