Pequim
 
Brasil
 

Guia do torcedor

Transporte

A cidade de Pequim possui quatro linhas de metrô em funcionamento e inúmeras outras em construção para os Jogos Olímpicos. O funcionamento do metrô é entre as 5h e 22h30. A capital chinesa ainda conta com uma linha de trem, que atende a parte norte da cidade.

Há dois sistemas de ônibus em Pequim. No primeiro, o usuário paga ao motorista ou ao cobrador. Quando o ônibus não possui cobrador, o usuário é obrigado a entrar pela porta da frente e não recebe troco.

O segundo sistema é a cobrança por distância. O passageiro entra no ônibus e o cobrador pergunta onde ele quer descer para poder calcular a tarifa. A prefeitura de Pequim recomenda aos que utilizarem este tipo de transporte ter sempre o nome da parada ou do local que querem ir anotado em um papel.

Já os táxis em Pequim são divididos em três categorias. Cada uma varia de acordo com o conforto que o carro oferece e o preço pelo quilômetro rodado. Esta última informação é expressa por um selo verde, colado no vidro lateral traseiro do táxi. As corridas variam entre 1,20 yuan, 1,40 yuan e 2 yuans o quilômetro rodado, e que estarão escritos no adesivo.

A primeira e mais barata é composta por carros que podem ser classificados desde "terríveis" até "não tão ruins", segundo a própria prefeitura de Pequim. São sempre da mesma fabricante, a chinesa Xiali.

A segunda categoria, um pouco mais cara, é composta por carros como Citroens e Volkswagens. De acordo com a prefeitura de Pequim, são carros "ainda pequenos, mas um pouco maiores, um pouco mais rápidos e com o ar condicionado funcionando um pouco melhor".

A terceira categoria é composta por carros grandes e pretos, mas ainda assim velhos. O motorista pode entender um pouco de inglês e "dirigirá com mais cuidado", de acordo com a prefeitura de Pequim.

Ônibus saem do aeroporto internacional de Pequim, à partir das 5h30 até as 20h, para diversos destinos dentro da capital chinesa. A tarifa é de cerca de 16 yuans e o intervalo entre as saídas é de 30 minutos.

Pequim tem duas estações ferroviárias de onde partem diariamente trens para várias cidades da China. O telefone do serviço de informação da "Beijing Railway Station" é (008610) 65129525 e o telefone do serviço de informação da "West Beijing Railway Station" é (008610) 63216253.

A rede de transportes rodoviários cobre cerca de 1,4 milhões de km, sendo 271.300 km pavimentados incluindo cerca de 16.000 km de auto-estradas.

Redação Terra