Pequim
 
Brasil
 

Modalidades

Ginástica rítmica

Getty ImagesA ginástica rítmica estreou em Olimpíadas em 1984
Ficha
  • 1ª aparição nos Jogos: 1984
  • Local: Ginásio da Universidade de Tecnologia de Pequim
  • Federação Internacional: Fédération Internationale de Gymnastique (FIG) - www.fig-gymnastics.com/
Medalhas do Brasil
  • 0
  • 0
  • 0
Calendário
Agosto
  1. dom
  2. seg
  3. ter
  4. qua
  5. qui
  6. sex
  7. sáb
  8. 6
  9. 7
  10. 8
  11. 9
  12. 10
  13. 11
  14. 12
  15. 13
  16. 14
  17. 15
  18. 16
  19. 17
  20. 18
  21. 19
  22. 20
  23. 21
  24. 22
  25. 23
  26. 24

    Consagrada por sua inegável graça e beleza plástica, a modalidade é exclusivamente feminina, com provas individuais e de conjunto, que usam cinco aparelhos (fita, corda, maça, bola e arco). Incorpora muitos movimentos do balé clássico, com ritmo e graça.

    Começou a ser praticada no século XIX com coreografias básicas e conhecida como ginástica de grupo. À medida que a complexidade das coreografias foi aumentando, a partir do fim da Primeira Guerra Mundial, o interesse e o encanto do público cresceram, até que a modalidade fosse reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1962.

    Forças: Atualmente, a Rússia representa a maior potência da ginástica rítmica. Na última Olimpíada, o país levou as duas medalhas de ouro em disputa e chega a Pequim como favorito aos primeiros lugares.

    As outras medalhas em Atenas ficaram com Bulgária, Itália e Ucrânia. O Brasil, presente nas duas últimas edições, ficou na oitava colocação na categoria conjunto em 2004.

    Provas: individual feminino
    equipes feminino

    Redação Terra