Vela
O Brasil já conquistou seis ouros olímpicos na vela
Navegar é uma das atividades mais antigas da civilização. Mas, por esporte, a vela só começou a ser praticada por volta do século XVII, na Holanda, e foi introduzida em seguida na Inglaterra pelo Rei Charles II.
As competições acontecem em raias delimitadas por bóias e têm dois formatos básicos: a fleet race, em que competem todos contra todos; e a match race, em que dois barcos competem por vez.
As provas são disputadas em dois formatos: a fleet race, quando velejam todos contra todos, e a match race, quando dois barcos competem sozinhos.
As regatas são marcadas entre 30 e 75 minutos antes de seu início, dependendo da competição. A pontuação varia de acordo com a posição que o barco chega em cada regata.
Forças:
Esporte no qual o Brasil tem o seu melhor retrospecto, a vela já rendeu ao País seis ouros em Olimpíadas. Na última edição, por exemplo, os brasileiro ficaram com dois ouros, conquistados por Robert Scheidt e a dupla Torben Grael/Marcelo Ferreira, e terminaram ao lado da Grã-Bretanha com o melhor desempenho.
A modalidade é marcada pelo equilíbrio de forças. Países como Espanha, Estados Unidos, Áustria e França são presenças freqüentes nos pódios da competição.
Provas: classe 470 masculino
classe Laser masculino
RS:X masculino
classe Star masculino
classe 470 ferminino
classe Laser feminino
RS:X feminino
classe Yngling masculino
49er misto
finn misto
tornado misto
Redação Terra