Elaine Felchacka
Especial para o Terra
O Brasil conseguiu garantir participação em seis finais da classificatória olímpica de slalom que acontece neste domingo em Charlotte, nos Estados Unidos.
Esta é a ultima chance de assegurar participação na Olimpíada de Pequim, já que cerca de 60% das vagas foram definidas ano passado no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, realizado em setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Na categoria C1, Filipi Santin de Souza se classificou para a prova decisiva com um oitavo lugar na semi. No caiaque Feminino (K1W) Poliana de Paula ficou em quarto lugar na semifinal e também conquistou sua vaga.
Em dupla, no barco C2, Bruno Machado e o experiente Cássio Petry que esteve na Olimpíada de Sydney em 2000, disputam a final depois de garantir um sexto lugar.
O gaúcho Gustavo Selbach, classificado para a final no K1, tentará sua terceira participação em Olimpíada (Barcelona-1992 e Atlanta-1996).
Os brasileiros são treinados pelo espanhol Richard Hernanz, que já esteve à frente da equipe francesa e foi aos Estados Unidos com João Vítor Machado e Ricardo Taques no K1 (kayak individual), Cássio Petry, Filipi Santin e Bruno Machado no C1 (canoa individual), Gustavo Selbach no K1 (kayak individual) e Milene Wolf e Poliana de Paula (K1 feminino).
Redação Terra