EsportesPequim 2008

 

Pequim 2008

Quinta, 22 de maio de 2008, 16h51 Atualizada às 16h54

Scheidt e Prada chegam em 3º na Holanda

ZDL/Divulgação Scheidt  (esq.) e Prada durante a regata realizada na Holanda Scheidt (esq.) e Prada durante a regata realizada na Holanda

Robert Scheidt e Bruno Prada atingiram o terceito lugar no torneio da classe Star da Delta Lloyd Regatta, a antiga Holland Regatta, após terminarem o primeiro dia de competições na liderança. Competição nível 1 da Federação Internacional de Vela, o torneio serve para os brasileiros ganharem ritmo de regata, visando a Olimpíada de Pequim, em agosto.

Com uma flotilha de 23 barcos da classe, 11 dos quais classificados para os Jogos da China, o segundo dia do evento teve mais duas regatas. Na primeira, a dupla brasileira terminou em quarto lugar e, na segunda, cruzou na 14ª colocação, posição inicialmente descartada.

No geral, Robert e Bruno somam 9 pontos perdidos e estão atrás dos suíços Flávio Marazzi e Enrico de Maria, com 6 pontos, e dos neozelandeses Hamish Pepper e Carl Williams, com 8.

Com ventos fracos, variando entre 6 e 8 nós, e uma temperatura um pouco melhor, Flávio Marazzi e Enrico de Maria venceram a quarta regata da competição, a segunda do dia, enquanto Hamish Pepper e Carl Williams ganharam a terceira prova.

"Tivemos atuação discreta e não conseguimos tirar a velocidade desejada do novo barco. Descartamos o 14º lugar e agora não podemos errar mais. A competição está muito embolada ainda e as regatas desta sexta-feira serão, certamente, decisivas", comentou Robert Scheidt.

O proeiro Bruno Prada concorda com Scheidt. "Temos de manter a concentração porque a tendência é outro dia difícil nesta sexta. Os ventos devem variar entre 8 e 10 nós e nós gostamos de ventos mais fortes. O bom é que deveremos enfrentar esse mesmo tipo de condição na Olimpíada. Já temos chance de treinar e procurar tirar o melhor proveito do barco", comentou.

A competição prossegue com duas regatas por dia e com descartes já valendo. No domingo, a Regata da Medalha reunirá apenas os dez primeiros colocados e, com pontuação dobrada, define o campeão.

Os poloneses Mateusz Kusnierewicz e Dominik Zycki, campeões mundiais e líderes do ranking da Federação Internacional, ocupam a quarta colocação, também com 9 pontos perdidos. Já os italianos Diego Negri e Luigi Viale, vice-campeões mundiais em Miami, estão em sétimo lugar, com 19.

Prada, Robert e Bruno ainda disputarão o Campeonato Europeu de Verão, de 2 a 7 de junho, na Croácia; e a Semana de Kiel, de 21 a 29 do mesmo mês, na Alemanha, antes da Olimpíada da China, cujo torneio de vela será na cidade de Quigdao.

Lancepress!

Busca

Busque outras notícias no Terra: