Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quinta, 3 de julho de 2008, 10h58 Atualizada às 17h41

Terra transmitirá ao vivo e com exclusividade a Olimpíada 2008

  • Notícias

Terra apresenta planos para os Jogos de Pequim 2008
Terra apresenta planos para os Jogos de Pequim 2008
Reinaldo Marques/Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, anunciou nesta quinta-feira em São Paulo um acordo inédito com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para a transmissão dos Jogos Olímpicos de Pequim, entre 8 e 24 de agosto. O contrato dá ao Terra o direito a ser a única empresa de internet a transmitir o evento em vídeo por internet e celular na América Latina.

» Veja fotos do evento
» Assista ao vídeo

O novo site especial Pequim 2008, que irá ao ar no dia 1º de agosto, permitirá o acompanhamento em tempo real das competições através de 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todos os conteúdos a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito.

No total, serão mais de 300 horas de transmissão de todos os esportes. O serviço exclusivo do Terra utilizará a tecnologia multibitrate, que adapta a qualidade dos vídeos à banda e velocidade de conexão dos internautas.

"A transmissão exclusiva dos Jogos Olímpicos reforça o compromisso do Terra em oferecer sempre os melhores conteúdos a seus usuários, de uma forma que só a internet pode proporcionar, ao permitir aos internautas eleger o que desejam assistir, na hora que quiserem", explica o diretor geral do Terra Brasil, Paulo Castro.

Sobre o acordo com o Terra, Richard Cárrion, membro do Conselho Executivo do COI, afirma que "o Terra é um líder no seu mercado e estamos ansiosos para trabalhar conjuntamente e proporcionar aos amantes do esporte um acesso sem precedentes à cobertura dos Jogos Olímpicos na internet e celular na América Latina. A cobertura digital dos Jogos Olímpicos pelos meios de comunicação em todo o mundo tende a eclipsar todas as edições anteriores dos Jogos".

O Terra fará a maior cobertura já realizada em internet e celular de um evento esportivo. Serão 24 horas de serviços prestados aos usuários.

"Uma equipe de 200 profissionais do Terra trabalhará na América Latina durante a cobertura dos Jogos Olímpicos. Além disso, uma equipe de 25 pessoas será enviada à China. O Terra contará com um estúdio de TV em Pequim, com links via satélite para São Paulo, central do Terra TV para América Latina", explica o diretor de conteúdo do Terra, Antonio Prada.

A equipe de comentaristas contará com Fernando Scherer, o Xuxa (natação), Henrique Guimarães (judô), Cláudio Mortari (basquete), Raimundo Blanco (ginástica), Carlos Ventura (atletismo), José Maria de Aquino, Hugo Botelho e Hugo Prado (futebol e outros esportes).

Entre os atletas que terão blogs durante a cobertura estão Luciano Ribeiro (judô), Marta (futebol feminino), Maurren Maggi (atletismo), Serginho (vôlei) e Cesar Cielo (natação). Os blogs de ex-atletas terão Maurício Lima e Fernanda Venturini (vôlei).

A cobertura contará ainda com narração ao vivo em texto de todas as principais competições, além de reportagens exclusivas, fotos, blogs de atletas de ponta e Fan Zone - área de interatividade com os internautas.

Blogs
Entre os atletas que estarão em Pequim, Marta (futebol feminino), Serginho (vôlei), César Cielo (natação), Luciano Corrêa (judô) e Mauren Maggi (atletismo) contarão as novidades do dia-a-dia no Blog do Atleta. Maurício e Fernanda Venturini, ex-atletas olímpicos do vôlei, também contarão com blogs, sobre os bastidores da competição.

Fan Zone
Os internautas terão um importante papel no site especial do Terra, que será totalmente construído a partir do conteúdo gerado pelo usuários. Na área Fan Zone, o usuário poderá ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. O internauta poderá enviar vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes, além de discutir os principais temas dos Jogos Olímpicos nas salas de fóruns interativos.

Átomo
A pagina especial do Terra, Pequim 2008, é a primeira etapa do Átomo, projeto de inovação que visa uma total reformulação do Terra. O projeto Átomo se baseia em um novo conceito de portal de internet de terceira geração e oferece novas funcionalidades e ferramentas interativas da web 3.0, que permite atender e adiantar-se à demanda do novo usuário de internet.

"O internauta busca interagir e participar do processo de construção de conteúdo. Com o projeto Átomo, vamos criar um portal de terceira geração, em uma mescla de conteúdo profissional e amador em um ambiente multiplataforma ainda mais interativo, moderno e inovador", destaca o diretor geral do Terra América Latina, Fernando Madeira.

A nova plataforma, desenvolvida a partir da experiência do usuário na rede, oferece novas ferramentas de interação multimídia, interface e forma de navegação, além de fortalecer a troca de conteúdo produzido pelos usuários e pelo Terra.

Terra na América Latina
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, está presente em 18 países, incluindo Estado Unidos, e conta com cerca de 58 milhões de visitantes únicos por mês; 8 milhões de usuários únicos por mês de Terra TV (http://terratv.terra.com.br/); uma média de 55 milhões de streamings mensais; e mais de 35 mil horas assistidas por dia.

Empresa líder de internet na região, o Terra registrou faturamento líquido de 300 milhões de euros em 2006. O portal Terra está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.


Redação Terra