Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quarta, 23 de julho de 2008, 02h25 Atualizada às 02h55

Durante Jogos, protestos só serão permitidos em parques

  • Notícias

Allen Chahad
Celso Paiva
Direto de Pequim

O diretor do departamento de segurança do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (BOCOG), Liu Shaowu, confirmou nesta quarta-feira que as pessoas interessadas em fazer protestos durante a Olimpíada terão de preencher formulários e passar por aprovação do governo chinês. A notícia já havia sido adiantada pelo porta-voz do BOCOG, Sun Weide, em entrevista exclusiva ao Terra na última segunda. Além de preencher os formulários, os manifestantes só poderão fazer estes protestos em três parques específicos da cidade.

» Aeroporto suspenderá vôos durante abertura
» Thiago Pereira embarca para Macau
» Sem Jô, Seleção vai para Cingapura

"Todos que quiserem protestar terão de preencher formulários para isso. Essa medida entra de acordo com as leis chinesas. Se tiverem a aprovação das autoridades, eles poderão se manifestar pacificamente com o apoio da nossa polícia. Três parques estarão disponíveis para este tipo de ação", afirmou Shaowu.

Os três locais liberados pela segurança são o Shi Jie Gong Park, localizado no bairro de Fengtai, o Zi Zhu Yuan Park, que fica no bairro Haidian, e o Ritan Park, no bairro de Chaoyang.

Ao ser questionado como funciona esse processo de formulários para protestos, o diretor do departamento de segurança do BOCOG se esquivou. "Cuido apenas das questões relacionadas aos Jogos. Estas informações ficam a cargo da Secretaria de Segurança de Pequim, órgão municipal".

Shaowu reforçou que qualquer tipo de manifestação dentro dos locais de competição ou ação contrária ao manual de conduta, divulgado pelos organizadores, será vetada pelos membros da segurança.

"Estamos seguindo as normas divulgadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Estas regras também foram usadas em outras edições dos Jogos Olímpicos", disse Shaowu.

O diretor de segurança ressaltou que conta com o apoio de voluntários e da população de Pequim para evitar possíveis atentados terroristas durante as competições.

"Aceitaremos qualquer tipo de ajuda dos habitantes de Pequim sobre atitudes suspeitas que possam prejudicar a segurança dos Jogos Olímpicos", completou Shaowu.


Redação Terra