Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quarta, 23 de julho de 2008, 07h46 Atualizada às 20h05

Brasileiros "fogem" para Japão antes dos Jogos

  • Notícias

Cidade de Tóquio recebe a equipe de ginástica do Brasil, uma das esperanças de medalha
Cidade de Tóquio recebe a equipe de ginástica do Brasil, uma das esperanças de medalha
Renato Pazikas/Terra

Renato Pazikas
Direto de Tóquio

Para fugir do oba-oba que vem tomando conta de Pequim nas últimas semanas, algumas delegações brasileiras que vão disputar a Olimpíada optaram por uma preparação diferente para os Jogos. O local escolhido pela ginástica artística, judô, vôlei feminino e handebol masculino foi o Japão.

» Durante Olimpíada, protestos só serão permitidos em parques
» Alex tira culpa de atletas da NBA

E a primeira equipe a desembarcar em Tóquio foi a de ginástica. Desde sábado, os atletas treinam em dois períodos na capital japonesa. No Tsukahara Center está o time feminino, que aposta suas fichas em Jade Barbosa para conseguir o inédito pódio olímpico. Ana Claudia Silva, Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Ethiene Franco, Juliana Santos, Khiuani Dias, Laís Souza e Milena Miranda completam a equipe.

Já o masculino, que vem se preparando na Juntendo University, também em Tóquio, conta com o favoritismo de Diego Hypólito, esperança de medalha no solo. Arthur Zanetti treina com ele, mas deve ser cortado, já que apenas um ginasta poderá representar o Brasil em Pequim. Entre as mulheres, três ficarão de fora e seis irão para a China.

Outra modalidade que deve figurar no pódio na Ásia é o judô, que vai se preparar a partir de sexta em Katsuura, cidade de 23 mil habitantes a sudeste de Tóquio. Joao Derly, Tiago Camilo, Luciano Corrêa e Leandro Guilheiro - bronze em Atenas - são os principais nomes da equipe.

Campeã do Grand Prix há pouco mais de uma semana, a Seleção feminina de vôlei também faz escala no Japão antes da China. As meninas, treinadas pelo técnico José Roberto Guimarães, farão um período de treinos em Osaka a partir de 1º de agosto.

Para fechar, a última equipe que optou pelo país nipônico para se aclimatar foi o handebol masculino. "Azarão" em Pequim, o time já se encontra em Kumamoto e, no dia 25, segue para Hiroshima. A equipe fará quatro amistosos para se preparar para a Olimpíada.

Os Jogos de Pequim serão realizados de 8 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito.


Redação Terra