Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quinta, 31 de julho de 2008, 07h11 Atualizada às 08h16

China desmente que vá espionar visitantes em hotéis

  • Notícias

O governo chinês desmentiu nesta quinta-feira que os hóspedes estrangeiros durante os Jogos Olímpicos serão espionados nos hotéis, uma acusação feita por um senador republicano norte-americano, e voltou a pedir que parem de lançar "acusações irresponsáveis" contra Pequim.

"Na China, a privacidade é respeitada e garantida em hotéis e outros lugares. As acusações são injustas", disse, em entrevista coletiva, o porta-voz de Assuntos Exteriores chinês, Liu Jianchao.

Liu disse que nesses lugares públicos, durante os Jogos, "não há regras especiais que estejam além das medidas de segurança usadas internacionalmente".

O porta-voz também afirmou que os autores deste tipo de informação "deveriam acabar com seus preconceitos e não fazer acusações irresponsáveis, enganando a opinião pública".

O senador Sam Brownback (Kansas) disse que o governo da China tinha colocado em funcionamento um sistema para espionar e recolher informações sobre os visitantes que se hospedarem no país asiático durante os Jogos.

Brownback alegou que ativistas da defesa dos direitos humanos tinham informado sobre este ponto, que tinha sido confirmado por várias redes hoteleiras, cujos nomes não foram citados pelo senador.

Na semana passada, Liu criticou a imprensa estrangeira diante do surgimento nos dias anteriores aos Jogos Olímpicos de várias notícias que Pequim considera rumores infundados.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

Os Jogos de Pequim serão realizados de 6 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito. Os internautas terão um importante papel no site especial do Terra, que será totalmente construído a partir do conteúdo gerado pelos usuários. Na área Fanzone, o usuário poderá ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. O internauta já pode enviar vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 6.


EFE