Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quinta, 31 de julho de 2008, 15h13 Atualizada às 15h15

Saltadores querem comer escorpião e outros pratos exóticos

  • Notícias

Ao contrário dos colegas, saltadora Juliana Veloso quer evitar pratos exóticos
Ao contrário dos colegas, saltadora Juliana Veloso quer evitar pratos exóticos
Celso Paiva/Terra

Celso Paiva
Direto de Pequim

Mesmo experientes em China, já que vieram a Pequim em fevereiro para a disputa do Pré-Olímpico, os saltadores César Castro e Hugo Parisi afirmaram que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar as iguarias do país asiático.

» Veja fotos do desembarque
» Judô feminino aposta em chuquinhas
» Não dá para ver nem o sol, diz remadora

No desembarque para a disputa dos Jogos Olímpicos, ambos admitiram a curiosidade em sentir o gosto de alguns pratos como escorpiões fritos, por exemplo.

Parisi, que compete na plataforma de 10m, disse que na primeira vez que veio à capital chinesa já tinha essa curiosidade, mas não encontrou o lugar para experimentar esse tipo de comida.

"Eu e o Cassius (Duran) estávamos até procurando. Ele encontrou e eu não tava com ele na hora e acabei não encontrando. Mas gostaria sim de experimentar um escorpião. Não tenho muita frescura, essas comidas típicas eu gosto de experimentar", afirmou.

Já César Castro, do trampolim de 3m, afirmou que prefere se resguardar para arriscar comer esses tipos de alimentos apenas após a sua competição, que acabam no dia 19 de agosto. "Até o dia da competição não vou experimentar nada. Depois sim. Tudo é válido, gosto de prestigiar a culinária do país. Como de tudo. Mesmo fazendo careta quero experimentar".

Única atleta mulher na delegação de saltos ornamentais, a carioca Juliana Veloso não embarca na mesma idéia dos seus colegas de modalidade. "Em um restaurante no Rio de Janeiro, eu dei umas experimentadas. Mas aqui não tenho coragem", afirmou.

"A cultura dos chineses é muito diferente da nossa. Em todos os aspectos, os costumes são outros. Até na questão da higiene e higiene pessoal são bem complicados", completou a saltadora, que brincou a falar o que mais gosta na China.

"Gosto muito do silk market (mercado da seda) e também gosto quando o avião pousa no aeroporto do Rio de Janeiro, quando estou de volta em casa".

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo
Os Jogos de Pequim serão realizados de 6 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito. Os internautas terão um importante papel no site especial do Terra, que será totalmente construído a partir do conteúdo gerado pelo usuários. Na área Fanzone, o usuário poderá ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. O internauta já pode enviar vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 6.


Redação Terra