Atualizada às 04h48
Após semanas seguidas de más notícias, a China espera ansiosamente por um ganho garantido de publicidade positiva: conquistar uma das primeiras medalhas de ouro em disputa nos Jogos Olímpicos de Pequim.
» Seleção chega a Pequim e lamenta corte de armador
» Talita está confiante para Pequim: "conquistaremos o ouro"
» Pivô diz que Argentina terá que trabalhar forte pelo bi
A primeira medalha quase certa será entregue na disputa de carabina de ar de 10m, disputada no próximo sábado. A chinesa Du Li é grande favorita ao ouro, que ela já conquistou em Atenas 2004. A atiradora tem se mantido no topo da modalidade desde então.
Caso a atiradora não atinja o feito, outra chinesa está pronta para assegurar ao país seu primeiro ouro. A halterofilista Chen Xiexia é franca favorita na categoria até 48kg, competição que tem sido dominada recentemente por atletas da China.
A halterofilista de 25 anos detém o recorde de arranco e arremesso com 120kg, e conquistou as três medalhas de ouro que disputou no último Mundial.
Conquistar medalhas de ouro logo no início das disputas pode incrementar de forma providencial a publicidade dos Jogos, desviando o foco da mídia mundial. Até agora, a cobertura da Olimpíada tem sido marcada por polêmicas como a censura na Internet, problemas com vistos, turbulências políticas e poluição do ar.
A China reduziu suas expectativas de chegar ao primeiro lugar no quadro geral de medalhas, mas estará perto dos Estados Unidos na corrida entre as superpotências esportivas.
Em Atenas, a China ganhou 32 medalhas de ouro, e ficou atrás apenas dos EUA, que conquistaram 36.
Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo
Os Jogos de Pequim serão realizados de 6 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito. Os internautas terão um importante papel no site especial do Terra, que será totalmente construído a partir do conteúdo gerado pelos usuários. Na área Fanzone, o usuário poderá ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. O internauta já pode enviar vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 6.
Reuters