Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quarta, 6 de agosto de 2008, 02h50 Atualizada às 03h10

Halterofilista afirma que 70% dos atletas fumam

  • Notícias

Alguns atletas se preocupam com a poluição de Pequim. Outros dizem: relaxe e fume um cigarro. Enquanto vários esportistas olímpicos meditam ou ouvem música para relaxar os nervos antes das competições, muitos halterofilistas que treinavam em Pequim nesta última terça-feira preferiam acender um cigarro.

» Saiba como ver a Olimpíada no Terra
» Com foto nua, bicampeã olímpica protesta na Vila
» Após protesto, China nega prisão e pede respeito

"Eu diria que 70% dos atletas da Vila Olímpica fumam", disse o halterofilista italiano Giorgio de Luca, talvez exagerando um pouco em sua análise.

O levantador de peso, aparentemente feliz e relaxado, usando shorts e sandália de dedo, deixava uma sessão de ginástica com um café e um cigarro nas maõs. O atleta ignorava os olhares de reprovação de seu técnico.

O cigarro está banido na maior parte das instalações da Vila, mas há áreas designadas para fumantes, e alguns atletas dão algumas tragadas furtivas nas varandas dos apartamentos, garante o italiano.

Dois técnicos norte-coreanos e um atleta conversavam animadamente em torno de um cinzeiro do lado de fora da academia, fumando e dando boas risadas depois de um treino forte.

Questionado se o cigarro poderia prejudicar sua performance, Lucca afirmou: "eu sempre digo, eu não sou um atleta, sou um cara normal, com uma grande paixão pelo levantamento de peso".

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

Os Jogos de Pequim serão realizados de 6 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito. Os internautas terão um importante papel no site especial do Terra, que será totalmente construído a partir do conteúdo gerado pelos usuários. Na área Fanzone, o usuário poderá ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. O internauta já pode enviar vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Os vídeos estarão disponíveis a partir do dia 6.


Reuters