Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sexta, 8 de agosto de 2008, 13h07 Atualizada às 15h27

Presidente do COI pede que atletas rejeitem doping e jogo sujo

  • Notícias

Rogge insistiu, durante a cerimônia de abertura, que os atletas, devem fugir do doping e de trapaças
Rogge insistiu, durante a cerimônia de abertura, que os atletas, devem fugir do doping e de trapaças
Getty Images

Direto de Pequim

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, voltou a demonstrar nesta sexta-feira seu desapontamento com a prática do doping. Para o dirigente belga, os atletas precisam lembrar que representam muito mais que somente um desempenho esportivo e, portanto, devem rejeitar qualquer espécie de "jogo sujo".

» Ex-ginasta "flutua" e
acende tocha gigante

» China abre Jogos Olímpicos com megaespetáculo

Em discurso durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Estádio Nacional de Pequim, Rogge pediu que os competidores tivessem consciência de que são exemplo para a juventude, ao pedir que a deixem orgulhosa por suas condutas. "Rejeitem o doping e trapaças", pediu. "Por favor, disputem os Jogos no espírito dos valores olímpicos, de excelência, amizade e respeito", acrescentou.

Na última quinta-feira, o presidente do COI disse estar decepcionado com o grande número de flagrantes em exames antidoping no esporte nos últimos anos. Para ele, "o doping é para o esporte o que o crime é para a sociedade". Apesar disso, ele reconheceu que "sempre haverá pessoas mal-intencionadas" e, por isso, é difícil acabar definitivamente com o problema.

"A nossa missão é diminuir o máximo possível os casos de doping no esporte. Sejamos sinceros, não temos o sonho de um dia extinguir o doping do esporte", afirmou o belga, que acredita, contudo, em um avanço no combate a tal prática dentro do esporte.

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, serão realizados 4.550 testes antidoping, 1.050 a mais que na Olimpíada de Atenas, em 2004. Assim, porém, cresce também a probabilidade de ser maior a quantidade de testadores positivos.

Em seu discurso, Rogge afirmou além disso que "os Jogos Olimpícos eram um sonho centenário da nação chinesa". O presidente destacou também o compromisso que a população da China fez para realizar a Olímpiada de 2008.

"O governo e o povo chinês fizeram um grande esforço para adotarem de verdade os conceitos de 'Olimpíada Verde, Olimpíada High-Tech e Olimpíada das Pessoas' e todos foram plenamento cumpridos", falou.

O dirigente ainda lembrou o sofrimento do país durante os terremotos na província de Sichuan e disse esperar que os Jogos tragam "alegria e esperança" ao povo chinês. "Com um mundo unido, nós sofremos por vocês pelo grave terremoto em Sichuan", concluiu.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes.
Clique e participe.

Siga os Jogos no Celular: wap.terra.com.br ou no iphone (www.terra.com.br/jogosolimpicos)


Redação Terra