Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Sábado, 9 de agosto de 2008, 23h56 Atualizada às 04h05

Australiana bate recorde mundial nos 400 m medley e leva ouro

Stephanie Rice comemora depois de conquistar o ouro
Stephanie Rice comemora depois de conquistar o ouro
AP

A australiana Stephanie Rice quebrou o recorde mundial dos 400 m medley no domingo e garantiu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. A nadadora superou a campeã mundial Katie Hoff, dos Estados Unidos, para vencer em 4min29s45, melhorando o recorde anterior de 4min31s12 que Hoff registrou nas seletivas norte-americanas há seis semanas.

» Assista ao vídeo
» Gabriella Silva se classifica para a final dos 100 m borboleta
» "Descaracterizada", Seleção tenta futebol melhor

Kirsty Coventry, do Zimbábue, garantiu a prata com 4min29s89, e Hoff ficou com o bronze após fazer 4min31s71.

Rice quebrou o recorde mundial em março, mas acabou perdendo-o para Hoff alguns meses depois. A australiana também detém a melhor marca mundial para os 200 m medley, mas afirmou mal poder acreditar que tinha retomado o dos 400 m.

"Eu me virei e achei que tinha visto 4min31s, mas vi que o relógio dizia 4min29s, achei maravilhoso", disse Rice.

Coventry, que garantiu ao seu país o primeiro ouro olímpico ao vencer os 200 m costas em Atenas 2004, foi motivo de preocupação. Nadando na raia de fora, ela liderava após o nado costas e, apesar de Rice ter retomado o controle no peito, Coventry fez mais uma disparada na última volta do nado livre.

"Foi emocionante, minha primeira medalha em Atenas e agora aqui", disse ela. "Foi uma prova difícil e Stephanie terminou melhor, foi um ótimo tempo".

A medalha de bronze de Hoff ajudou a apagar a frustração de Atenas, onde a nadadora estava tão nervosa que não conseguiu se classificar para a final.

A atleta de 19 anos entrou na prova deste domingo como favorita depois de vencer os últimos dois mundiais, mas não conseguiu enfrentar Rice.

"Foi definitivamente uma prova difícil. Não posso ficar irritada, eu fiquei a apenas meio segundo do meu melhor tempo", disse Hoff. "Estou muito feliz por conseguiur minha primeira medalha olímpica".

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
iphone: www.terra.com.br/jogosolimpicos


AFP