Atualizada às 20h16
![]() |
| Daiane conquistou a vaga para a final no solo e por equipes |
| Reuters |
Uma das decepções da delegação brasileira na Olimpíada de Atenas 2004, Daiane dos Santos não escondeu o alívio pela classificação nacional para a final por equipes da ginástica artística em Pequim 2008, pela primeira vez na história.
» Assista ao vídeo 
» Comente o desempenho
das ginastas do Brasil
» CORREÇÃO: Daiane quer "apagar" erros de Atenas
Com vaga também assegurada para a final do solo, a gaúcha, 25 anos, destacou o desempenho das companheiras, que mereceram chegar à decisão.
"Terei outra oportunidade de disputar uma final olímpica e apagar o que aconteceu em Atenas", lembrou Daiane, que em 2004 chegou à final do solo como grande favorita ao ouro, mas acabou cometendo dois erros e amargou o quinto lugar, ficando fora do pódio.
"Estou mais madura e também muito feliz com o resultado da nossa ginástica artística", complementou.
O Brasil terminou na sétima colocação das eliminatórias femininas por equipes neste domingo em Pequim. Mesmo com um desempenho abaixo das expectativas no último aparelho, com as quedas de Laís Souza, Daniele Hypólito e Jade Barbosa na trave, a equipe verde e amarela assegurou a vaga na decisão, cumprindo o objetivo traçado antes dos Jogos.
"Só de estarmos dentro da elite do esporte já é uma façanha. Merecemos chegar onde chegamos por tudo que trabalhamos. É muito bom ouvir dos treinadores e de pessoas ligadas ao esporte que as apresentações dos atletas brasileiros são dignas de medalhas", comemorou.
Em Atenas 2004, a equipe feminina do Brasil terminou na nona colocação, ficando de fora da final apenas por uma posição. Neste domingo, além da vaga inédita para a final, o Brasil ainda se classificou para três finais individuais: Jade Barbosa, na rotina geral e no salto, e Daiane no solo.
Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo
O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.
Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos
Gazeta Press