Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Domingo, 10 de agosto de 2008, 19h55 Atualizada às 19h31

Pais "corujas" perseguem recordista olímpico em Pequim

Pais acompanham o filho, Alexander Dale Oen, na China
Pais acompanham o filho, Alexander Dale Oen, na China
Renato Pazikas/Terra

Renato Pazikas
Direto de Pequim

Ingole Oen e Mona Dale Oen tiraram férias forçadas e foram passar quase um mês em Pequim. O motivo: o filho deles, o norueguês Alexander Dale Oen, participa dos Jogos Olímpicos pela segunda vez na carreira.

» Fotos ampliadas do dia
» Lágrimas marcam o dia brasileiro em Pequim

Em Atenas, com apenas 19 anos, ele não conseguiu passar das eliminatórias, mas agora a situação é diferente. "Ele chega para ganhar medalha", contou a mãe coruja antes do início das provas, no sábado.

E pelo que apresentou nos dois primeiros dias de competições, a medalha será dourada. Oen deu um show particular nas eliminatórias e nas semifinais dos 100 m peito, quebrando por duas vezes o recorde olímpico.

Na noite de sábado, nadou em 59s41 e superou a marca do norte-americano Brendan Hansen, obtida na Grécia, de 1min00s01. Na manhã seguinte, foi além e bateu seu próprio recorde, com 59s16 (o recorde mundial, também de Hansen, é de 59s13).

A visita dos pais parece ter dado sorte ao nadador, que pelas projeções pode quebrar o recorde mundial na final desta segunda-feira. Mas Oen garante que não gosta muito de ser "perseguido" durante as competições.

"Ele não gosta muito, mas viemos mesmo assim", conta Mona. O casal aproveitou o tempo livre antes de o filho cair na piscina e visitou os principais pontos turísticos da cidade, como a Praça Tiananmen. "Também queremos ir à Muralha da China", completa a mãe.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra