Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Segunda, 11 de agosto de 2008, 14h45 Atualizada às 15h14

Italiano acusa coreógrafo da abertura de plágio

  • Notícias

O coreógrafo chinês Shen Wei foi acusado de plágio ao preparar uma das coreografias apresentadas na cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim, que teria sido copiada de uma criação do escultor, coreógrafo e pintor italiano Enzo Carnebianca.

» Dunga diz que Brasil vai jogar para vencer contra China
» Para jogar, goleiro da Seleção quer correr riscos
» Assista aos Jogos de Pequim em seu desktop e compartilhe no Orkut

"She Wei mais uma vez plagiou minha obra", acusou o italiano em uma carta enviada ao presidente do Comitê Olímpico da China, Liu Qi, e ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano.

Não é a primeira vez que Carnebianca faz uma acusação contra o chinês. Em 2004, Shen teria feito uma de suas obras mais famosas, "Folding", copiando uma coreografia do italiano encenada em 1994 e depois divulgada na Internet.

De acordo com o artista italiano, a coreografia apresentada na abertura da Olimpíada "é uma perfeita imitação de figuras da minha coreografia 'O tempo sem tempo' de 1994 e de minha obra pictórica 'A família cósmica, de 2003'".

Por isso, Carnebianca tomou a decisão de defender seus direitos "diante de todos os júris competentes" e resolveu fazer um apelo às autoridades italianas para que apóiem sua iniciativa.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra