Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Segunda, 11 de agosto de 2008, 23h41 Atualizada às 03h04

Peirsol consegue raro bicampeonato nos 100 m costas

Aaron Peirsol conquistou o ouro nos 100 m costas
Aaron Peirsol conquistou o ouro nos 100 m costas
Getty Images

O norte-americano Aaron Peirsol tornou-se o primeiro homem desde o alemão Roland Matthes a defender com sucesso o título olímpico dos 100 metros costas, pulverizando o próprio recorde mundial em uma performance incrível, nesta terça-feira no Cubo D'água, em Pequim.

» Phelps quebra 2º recorde mundial e leva 3º ouro em Pequim
» Norte-americana Cohghlin vence os 100 m costas
» Assista aos Jogos de Pequim em seu desktop e compartilhe no Orkut

Peirsol, campeão olímpico do costas em Atenas 2004, assumiu o comando na perna de retorno no e disparou para vencer a prova com quase meio segundo na frente de seu compatriota Matt Grevers, também dos Estados Unidos.

Depois de deixar a liderança das eliminatórias para Greevers e para o australiano Hayden Stoeckel nas semifinais, o nadador guardou forças para a grande final.

O britânico Liam Tancock pulou na frente de forma perigosa, mas Peirsol, meio segundo atrás, estava tranqüilo e passou fácil, para terminar em 52s54, baixando em 0s35 a marca mundial que ele havia registrado em 1º de julho nas seletivas americanas.

Grevers chegou à prata com 53s11. No bronze, um pouco comum empate: Stoeckel e o russo Arkady Vyachanin marcaram 53s11.

"Eu fiquei um pouco surpreso e um pouco aliviado e feliz", disse Peirsol. "Não é todo dia que você se sente assim. Você certamente nunca se acostumará com isso."

Grevers, o mais rápido nas eliminatórias, disse que estava satisfeito com sua medalha. "Foi uma das melhores coisas, queríamos a dobradinha o tempo todo", disse o nadador.

Peirsol tem dominado o nado de costas masculino nesta década, vencendo tanto nos 100 m como nos 200 m em dois Mundiais e em Atenas. Matthes, da Alemanha Oriental, conquistou os 100 m e os 200 m costas em 1968 e 1972.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Reuters