Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Terça, 12 de agosto de 2008, 08h22 Atualizada às 09h56

Camilo é bronze e judô supera vela como maior medalhista

Tiago Camilo vibra com o bronze nos Jogos de Pequim
Tiago Camilo vibra com o bronze nos Jogos de Pequim
Marcelo Pereira/Terra

Renato Pazikas
Direto de Pequim

Atual campeão mundial, o judoca brasileiro Tiago Camilo faturou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, nesta terça-feira, ao derrotar o holandês Guillaume Elmont, campeão mundial em 2005, na categoria até 81 quilos. Com o triunfo, o atleta transformou o judô no esporte com maior número de medalhas do Brasil na história da Olimpíada.

» Fã de Senna e Jordan volta ao pódio após oito anos
» Assista aos Jogos de Pequim em seu desktop e compartilhe no Orkut
» Mande uma mensagem a Tiago Camilo

O ouro ficou com o alemão Ole Bischof, judoca que tirou o brasileiro pela luta rumo ao lugar mais alto do pódio. O esportista derrotou o sul-coreano Jaebum Kim na final e ficou com o título olímpico.

A modalidade chegou a Pequim com 12, uma a menos que o atletismo e duas a menos que a vela, mas a conquista de Camilo somada aos terceiros lugares de Leandro Guilheiro e Kethleyn Quadros na segunda-feira coloca o judô no topo da lista, com 15.

Foram duas medalhas de ouro, três de prata e dez de bronze. Mas o número pode aumentar já que o Brasil tem representantes nos três dias finais de competição. O campeão mundial Luciano Corrêa luta quinta-feira, assim como a veterana Edinanci Silva.

Além deles, ainda entram no tatame Eduardo Santos e Mayra Aguiar (quarta-feira) e o pesado João Gabriel Schlittler, terceiro colocado no Mundial do Rio de Janeiro e ouro nos Jogos Pan-Americanos, ambos no ano passado.

Mas apesar das 15 medalhas, o judô não pode ser considerado o esporte olímpico mais vitorioso, já que a vela conquistou seis medalhas de ouro. O atletismo também está à frente, com três.

Confira as 15 medalhas olímpicas do judô brasileiro:

Ouro:
Aurélio Miguel (Seul 1988)
Rogério Sampaio (Barcelona 1992)

Prata:
Douglas Vieira (Los Angeles 1984)
Carlos Honorato (Sydney 2000)
Tiago Camilo (Sydney 2000)

Bronze:
Chiaki Ishii (Munique 1972)
Walter Carmona (Los Angeles 1984
) Luís Onmura (Los Angeles 1984)
Henrique Guimarães (Atlanta 1996)
Aurélio Miguel (Atlanta 1996)
Flávio Canto (Atenas 2004)
Leandro Guilheiro (Atenas 2004)
Leandro Guilheiro (Pequim 2008)
Kethleyn Quadros (Pequim 2008)
Tiago Camilo (Pequim 2008)

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra