Pequim
 
Brasil
 

Pequim 2008

Quinta, 14 de agosto de 2008, 19h59 Atualizada às 19h51

Sem dinheiro e prêmio, Camarões alfineta Brasil

  • Notícias

Supervisor compara estrutura de Camarões com Brasil
Supervisor compara estrutura de Camarões com Brasil
AP

Bernardo Ramos
Direto de Shenyang

"A África não é o Brasil". Assim o supervisor da seleção de futebol de Camarões, Andre Nlond, responde a uma pergunta sobre o incentivo à modalidade no país. Não há premiação por vitória em competições oficiais, o "bicho", nem dinheiro em abundância para a preparação olímpica. Até mesmo o valor pago pela empresa fornecedora de material esportivo, de acordo com o dirigente, é pequeno, embora bom para padrões do continente.

"Brasil é Brasil. Vocês têm uma boa estrutura para o futebol. Deveriam ir à África para ver como é. Quase não há dinheiro", afirma Andre Nloud. O governo subsidia clubes da primeira divisão do país, mas o dinheiro raramente passa pela federação nacional.

A reclamação em relação à estrutura do futebol em Camarões chega ao lobby junto aos clubes europeus para a liberação de jogadores para a Olimpíada. Se por um lado o Brasil trouxe Ronaldinho, recém-contratado pelo Milan aos Jogos, a seleção africana não pode contar com o principal jogador. "Queríamos que o Eto'o estivesse aqui. Ele também tinha o desejo de jogar. Mas não temos o mesmo poder que o Brasil", acrescenta o dirigente.

O principal destaque de Camarões na China é o zagueiro Alexander Song, do Arsenal, da Inglaterra.

Em relação à partida deste sábado, o discurso entre os africanos é de confiança em um bom resultado.

"Não tememos ninguém. Os brasileiros são favoritos à medalha de ouro, mas nós também somos", diz o treinador Martin Ndtoungou.

Olimpíada no Terra: ao vivo e exclusivo

O Terra transmite ao vivo e com exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito. Na área Fanzone, o usuário pode ser o comentarista, gravar vídeos com sua câmera e compartilhá-los com a audiência do Terra. Envie vídeos, fotos e textos para os atletas e as equipes. Clique e participe.

Siga os Jogos no celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone, blackberry e N95: www.terra.com.br/jogosolimpicos


Redação Terra